Livro de Memórias de Luiz Schwarcz conquista um lugar na Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 05/03/2021
‘O ar que me falta’ divide espaço com a biografia de Kamala Harris entre as novidades da Lista de Não Ficção da semana

Livro de memórias de Luiz Schwarcz chega à Lista dos Mais Vendidos | © Renato Parada / Instagram da Editora
Livro de memórias de Luiz Schwarcz chega à Lista dos Mais Vendidos | © Renato Parada / Instagram da Editora
Luiz Schwarcz, fundador da Companhia das Letras, faz um relato corajoso e, ao mesmo tempo, sensível sobre a depressão no seu livro de memórias O ar que me falta – História de uma curta infância e uma longa depressão (Companhia das Letras). Em entrevista a Pedro Bial, veiculada na noite desta quinta-feira (04), o editor ressaltou que precisava lidar, especialmente, com o silêncio do pai, húngaro, que conseguiu escapar de um trem a caminho do campo de Bergen-Belsen, deixando Láios, avô do editor, no vagão que acabou por levá-lo à morte. “Durante muitos anos, eu tentei lidar com essa herança de silêncio e culpa”, disse na conversa com Bial. “Eu acabei escrevendo esse livro dizendo que era para ajudar as pessoas com depressão – e tomara que ajude –, mas, esse livro era para mim, para eu tentar transformar numa coisa bonita, uma experiência de muita dor”, completou. O ar que me falta estreou essa semana na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a 20ª posição de Não Ficção.

Aliás, foi Não Ficção o grande destaque da semana. O líder da categoria – a versão em capa dura de Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkolas Estes – alcançou o segundo lugar do Ranking Geral, com 1.903, e vem de Não Ficção três das quatro novidades da semana.

Além do livro de Schwarcz, a categoria trouxe a biografia de Kamala Harris (Agir) escrita por Dan Morain. O livro sobre a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA teve 340 cópias vendidas e ocupa a posição de número 11 da categoria. Ainda em Não Ficção, estreou Tudo de bom em seu aniversário (Edições Loyola), de Anselm Grün, na 16ª posição, com 200 exemplares vendidos.

A quarta novidade apareceu em Autoajuda: Seja inesquecível (Gente), de Roberto Kovalick, Leny Kyrillos e Robson Gonçalves. O livro ficou em 13º lugar, com 447.

Como já foi revelado, Mulheres correm com os lobos ficou em segundo lugar do Ranking Geral. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 2.205, e Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., com 1.837 completam o pódio.

Na comparação com a semana passada, os números gerais de venda caíram 8%. Negócios (4%) e Não ficção (1%) foram as únicas categorias que apresentaram variação positiva. As demais todas caíram: Autoajuda (- 17%), Ficção (-15%) e Infantojuvenil (-2%).

O Grupo Companhia das Letras, dirigido por Schwarcz, e a Sextante dividem a liderança do Ranking Geral das Editoras, com 15 títulos cada. A Gente ficou com a prata, com nove, e a Intrínseca levou o bronze, com oito.

[05/03/2021 10:50:00]