Mais uma vez, destaque para 'Torto arado'
PublishNews, Talita Facchini, 26/02/2021
Livro de Itamar Vieira Junior chegou ao pódio da Lista Geral junto com um dos estreantes da semana, 'Medicina do amanhã'

Itamar Vieira Junior no programa Roda Viva na última semana | © Divulgação / Roda Viva / TV Cultura
Itamar Vieira Junior no programa Roda Viva na última semana | © Divulgação / Roda Viva / TV Cultura
Torto arado (Todavia), livro de Itamar Vieira Júnior, estreou na lista dos mais vendidos do PublishNews em dezembro de 2020. A obra que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia e retrata um Brasil que ainda leva as marcas do seu passado escravista, acumula prêmios: venceu o Prêmio LeYa, em Portugal; o Oceanos e o Jabuti na categoria Romance. Na semana passada, no dia 15, Itamar foi o entrevistado do programa Roda Viva, e no dia 19, foi tema de uma matéria na revista Piauí que analisou o sucesso do seu romance. Esta semana – talvez impulsionado pelas últimas aparições – a obra chegou ao terceiro lugar da Lista Geral, ao vencer 2.290 exemplares. Segundo a apuração do PublishNews, desde a sua estreia na lista, Torto arado vendeu 12.347 cópias até o momento.

Pedro Schestatsky com o manuscrito da obra | © Redes sociais do autor
Pedro Schestatsky com o manuscrito da obra | © Redes sociais do autor
No topo da lista dessa semana está uma das novidades da semana. Medicina do amanhã (Gente), de Pedro Schestatsky, vendeu 3.505 exemplares. Na obra o médico neurologista, professor e palestrante, fala sobre como a genética, o estilo de vida e a tecnologia podem auxiliar na qualidade de vida. Mais esperto que o diabo (Citadel), figurinha carimbada nos mais vendidos, garantiu o segundo lugar do pódio. Foram 2.385 exemplares vendidos na semana.

Além de Medicina do amanhã, a lista também deu as boas-vindas a outras duas obras. Em Ficção estreou O enigma do quarto 622 (Intrínseca), novo livro do suíço Joël Dicker, na 19ª posição com 279 cópias; e em Negócios, na 10ª posição, entrou A arte de lidar com pessoas (Citadel), de Joel Albuquerque. O livro vendeu 509 exemplares.

Em comparação com a semana passada, a lista apresentou uma ligeira queda de 2% nas vendas, sendo que a categoria que mais sentiu foi a de Negócios (-8%), seguida por Infantojuvenil e Não ficção, ambas com queda de 4%. Ficção e Autoajuda ficaram no positivo com aumento de 2%.

O Ranking das Editoras é liderado pela Sextante com 16 obras emplacadas na lista. Grupo Companhia das Letras aparece em segundo, com 15 e Intrínseca em terceiro, com nove.

[26/02/2021 10:30:00]