Movimento quer revitalizar centro cultural na Zona Leste de SP
PublishNews, Talita Facchini, 25/02/2021
Movimento Casa Suja criou financiamento coletivo para ajudar na reconstrução da Savré, no bairro da Vila Ré. Projeto prevê a reforma da biblioteca e a instalação de uma livraria popular.

Casa Suja | © Alexsandro Calixto
Casa Suja | © Alexsandro Calixto
Idealizada por um livreiro, um artista visual, um jornalista e uma bancária, nasceu há pouco tempo, a Casa Suja, movimento que pretende ocupar um espaço para transformá-lo através da memória, literatura e arte. Nesse projeto, Adalberto Ribeiro – o Beto da Livraria Simples –, Rafael Calisto, João Pejan e Olívia Marco pretendem ocupar a Savré, centro cultural criado por moradores do bairro da Vila Ré, na Zona Leste de São Paulo, nos anos 1950 que abrigou inúmeros eventos culturais e promoveu a sociabilidade entre os moradores do bairro.

A ideia é transformar o espaço em uma Casa de Cultura, com atividades voltadas para preservação da memória do bairro. Dentre os principais objetivos estão a criação de uma biblioteca e a instalação de uma livraria popular, com venda de livros novos a preço de custo e usados para troca; a criação de um espaço integrado ao jardim, dedicado à memória do bairro e das pessoas; e a instalação do ateliê para exposições e oficinas de arte gratuitas.

Sala onde serão realizadas as atividades culturais | © Alexsandro Calixto
Sala onde serão realizadas as atividades culturais | © Alexsandro Calixto
Em conversa com o PublishNews, Beto explicou que o livro entra como uma das fones de sustentação econômica do espaço. "Vamos vender os livros a partir do preço de custo pra quem mora na região para tornar mais acessível para eles e vamos sugerir uma porcentagem a mais, de 30% para poder manter o lugar, isso se a pessoa puder e quiser", explicou. As obras também já estão em marketplaces como Estante Virtual e Amazon.

Para viabilizar o projeto, a Casa Suja criou um financiamento coletivo no Benfeitoria que já está nos últimos dias. Quem apoiar o projeto tem direito a vale-compras na Livraria Simples, adesivos, participação em oficina de fotografia e até um bike tour pela cidade.

Quem quiser conhecer a Casa Suja, toda quarta-feira – respeitando os critérios sanitários impostos pela pandemia – são realizadas novas melhorias no espaço que já contou com intervenções artísticas de alguns grafiteiros como Karine Guerra e Ricardo Cadol.

[25/02/2021 10:30:00]