Morre o editor Gumercindo Rocha Dorea
PublishNews, Redação, 22/02/2021
Editor baiano, que lançou nomes como Rubem Fonseca e Nélida Piñon, tinha 96 anos

Editor baiano, que lançou nomes como Rubem Fonseca e Nélida Piñon, tinha 96 anos | © Matheus Daisy / Wikicommons
Editor baiano, que lançou nomes como Rubem Fonseca e Nélida Piñon, tinha 96 anos | © Matheus Daisy / Wikicommons
Morreu, no último domingo (21), o editor baiano Gumercindo Rocha Dorea, fundador da GDR, editora pioneira na edição de livros de ficção científica no país. A GDR foi fundada na segunda metade dos anos 1950 e foi a primeira casa de autores hoje consagrados como Rubem Fonseca (dele publicou Os prisioneiros, em 1963), Nélida Piñon (Guia mapa de Gabriel Arcanjo, em 1961) e Geraldo Mello Mourão (O valete de espadas, em 1960).

Publicou também livros de Plínio Salgado, líder da Frente Integralista Brasileira, movimento de extrema-direita inspirado no fascismo italiano e do qual Gumercindo fazia parte.

A primeira fase da GDR seguiu até o início da década de 1970. Neste período, publicou uma boa quantidade de títulos estrangeiros de ficção científica. Retoma as atividades da GDR nos anos 1990 e aí passa a publicação de autores nacionais nesse gênero. Henrique Flory, José de Santos Fernandes, Ivan Carlos Regina e Jorge Luiz Calife foram alguns desses nomes. Nessa segunda etapa publicou também nomes internacionais da ficção científica, como Robert Sheckley, George Steward e Edmund Cooper.

Em suas redes sociais, Nélida Piñon registrou a morte do editor: “Devo tanto a ele. Apostou em mim sem hesitação, com honradez, elegância moral”.

Gumercindo tinha 96 anos e morreu em decorrência de um câncer.

[22/02/2021 10:30:00]