Apanhadão: O sucesso de 'Torto arado'
PublishNews, Redação, 22/02/2021
E mais: a lista com o os principais lançamentos literários do ano e o prelo das editoras

A revista Piauí fez uma análise sobre o sucesso da obra Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior. O que acontece quando o algoritmo impulsiona o sucesso de uma obra? De acordo com a apuração da revista, na primeira semana de fevereiro, o romance atingiu a marca de 70 mil exemplares vendidos, entre versões física e digital. Lançado em agosto de 2019, metade das vendas se concentrou nos últimos três meses: o livro vendeu 45 mil exemplares entre novembro, dezembro e janeiro. O pico de vendas coincide com o boom de menções do livro e de seu autor nas redes sociais, em um match perfeito entre algoritmo e literatura de qualidade. De acordo com o Crowdtangle, ferramenta que mensura interações em redes sociais, Torto arado virou sinônimo de likes e compartilhamentos. Entre agosto de 2019 e a segunda semana de fevereiro de 2021, a obra alcançou 41.854 interações no Facebook, enquanto Itamar Vieira Junior teve 49.568. No Instagram, o engajamento foi mais impactante: 354.719 interações com o nome do livro e outras 281.426 com o nome do autor.

O Zero Hora falou sobre as livrarias que voltam aos shoppings com redes locais e novos modelos de gestão. A era das lojas de metragem gigantesca ficou para trás, mas os livros seguem atraindo e renovando público.

No Painel das Letras, destaque para o prelo das editoras. A Ubu prepara uma nova edição de As mulheres de Tijucopapo, elogiado romance de estreia que projetou a escritora Marilene Felinto em 1982 e foi premiado com o Jabuti. O livro terá prefácio inédito de Beatriz Bracher e a previsão é que saia neste semestre. Felinto prepara ainda um livro de contos que também sairá pela Ubu e traduziu um ensaio de Virginia Wolf para a Fósforo. Como se deve ler um livro? deve ficar pronto por volta de abril.

Os livros da ativista americana Stacey Abrams vão sair por aqui pela editora Nacional. A casa tem planos de lançar o manifesto político Our time is now, o thriller While Justice Sleeps, ainda inédito, e o best-seller Lead from the Outside —este, já com publicação prevista para o segundo semestre.

E a Boitempo realiza um ciclo internacional de debates virtuais com a participação de grandes autoras. O programa, aberto e gratuito, começa em 8 de março e segue até abril, trazendo ainda promoções e um curso de introdução ao pensamento feminista negro.

Na coluna da Babel, mais prelo: Dois livros recentes do francês Jacques Attali serão publicados pela Vestígio. A economia da vida, sobre os impactos da covid-19 nas sociedades e Histórias sobre a alimentação, que está previsto para junho e discute como alimentar bilhões de pessoas no futuro. E a HarperCollins lança em março Os leões da Sicília – A saga da família Florio, da italiana Stefania Aucido.

Em entrevista à Folha, a americana Eula Biss, autora do ensaio Imunidade: Germes, Vacinas e Outros Medos (Todavia), analisa o que move o comportamento antivacina. E n’O Globo, a filha de Amós Oz, Galia Oz, descreve na autobiografia Something disguised as love (Algo fantasiado de amor) violência que sofreu do escritor. A obra foi publicada em Israel neste domingo (21).

O Globo também fez uma lista com os principais lançamentos literários de ficção, não ficção, infantojuvenil e poesia do ano. São obras nacionais, internacionais, livros inéditos e reedições especiais. Entre os selecionados estão Mowgli (Zahar), de Rudyard Kipling; Trilogia do reencontro (Temporal), de Botho Strauss; A segunda vida de Missy (Intrínseca), de Beth Morrey; Rastejando até Belém (Todavia), de Joan Didion; Memórias do calabouço (Rua do Sabão), de Mauricio Rosencof e Eleutério Fernández Huidobro; e 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto, editor do PN.

Tags: Apanhadão
[22/02/2021 09:00:00]