Apex censura lista de agente literária
PublishNews, Redação, 26/01/2021
Agência de Promoção de Exportações e Investimentos tirou do ar lista em que a agente Lúcia Riff indicava ‘seis autoras para não perder de vista’

A Coluna do Estadão noticiou que Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) retirou do seu site uma lista em que a agente literária Lúcia Riff indicava "seis autoras para não perder de vista". Como se sabe, a Apex é parceira da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento da exportação de conteúdos editoriais brasileiros.

Na lista, estavam nomes como o da jornalista Patrícia Campos Mello (A máquina de ódio – Companhia das Letras) e da cientista política Ilona Szabó (A defesa do espaço cívico - Objetiva). As duas são apontadas como desafetos de Jair Bolsonaro por seus seguidores.

À coluna, a agência informou que retirou o material do ar para averiguar seu conteúdo. Até o fechamento desta edição, a matéria não tinha voltado ao ar. Ainda em conversa com a coluna, Lucia Riff disse ter sido convidada pelo Brazilian Publishers para indicar os autores que pudessem suscitar interesse em editoras internacionais.

Além dos livros de Patrícia Campos Mello e Ilona Szabó, a lista de Lucia Riff trazia: Brasil, construtor de ruínas (Arquipélago), de Eliane Brum; Suíte Tóquio (Todavia), de Giovana Madalosso; O peso do pássaro morto (Nós), de Aline Bei, e O que ela sussurra (Companhia das Letras), de Noemi Jaffe.


[26/01/2021 10:01:16]