Apanhadão: Livreiros temem queda nas vendas de volta às aulas
PublishNews, Redação, 26/01/2021
E mais: morre o livreiro pernambucano Tarcísio Pereira; nos EUA, autores e profissionais da indústria do livro pedem que editoras não publiquem livros de funcionários do alto escalão do governo Trump

Segundo livreiros ouvidos pela coluna Capital, d’O Globo, o temor neste início de 2021 é com o vota às aulas. Segundo executivos do setor, a expectativa é que a venda de livros escolares despenquem até 30% em janeiro e fevereiro, na comparação com o desempenho pré-pandemia. Com a continuidade das aulas on-line, os donos de livrarias têm notado que muitos pais não têm comprado os livros exigidos pelas escolas, ou pelo menos adiando a compra até que haja uma data firme de retorno para as aulas presenciais. A tendência é observada sobretudo no segmento de livros voltados para o ensino fundamental.

De Angela Davis a Gramsci e Marx, veja os intelectuais que viraram estrelas das HQs em matéria da Folha. Nova onda do mercado editorial transforma grandes pensadores em heróis nas páginas dos quadrinhos. O Globo informa que casal de heróis gays se juntará aos Guardiões da Galáxia em HQ, segundo a Marvel. Novo volume da série acrescentará Wiccano e Hulkling à equipe formada por Groot, Gamora, Rocket Racoon e Senhor das Estrelas.

O colunista Ancelmo Gois d’O Globo informa que o clássico A acumulação do capital, da economista e filósofa marxista polaco-alemã Rosa Luxemburgo (1871-1919), ganhará nova edição pela editora Civilização Brasileira em fevereiro. O livro, encontrado apenas em sebos, celebra os 150 anos do nascimento da autora, com tradução original do cientista político Moniz Bandeira.

A coluna Babel, do Estadão, anuncia os quatro lançamentos que marcam a estreia da Fósforo, editora de Fernanda Diamant, Rita Mattar e Luis Francisco Carvalho Filho, em maio. São eles: Psiconautas – Viagens com a ciência psicodélica brasileira, de Marcelo Leite; O 13 de Maio e outras estórias do pós-abolição, com textos de Raul Astolfo Marques (1876-1918) organizados por Matheus Gato de Jesus; O lugar, uma auto-sócio-biografia da francesa Annie Ernaux, inédita no Brasil; e O Cometa, ficção científica centenária de W. E. B. Du Bois (1868-1963).

O livro que abalou a França com relato de pedofilia de escritor vai sair no Brasil, informou a coluna Painel Das Letras da Folha. Em Consentimento, Vanessa Springora narra a relação abusiva que teve com Gabriel Matzneff aos 14 anos. O livro sai pela Verus, selo do grupo Record. Março, a propósito, será um mês bem feminista na Record. Além de Springora, estão nos planos Eu odeio homens (Rosa dos Tempos), livro que transformou a autora Pauline Harmange em alvo de ataques misóginos, e o inédito de Simone de Beauvoir, As inseparáveis.

Nessa mesma toada, a coluna Painel Das Letras da Folha adiantou que a Globo prepara, no mesmo mês, o lançamento de Precisamos falar sobre abuso: conversas e memórias sobre a cultura do estupro, coletânea de textos editada e prefaciada por Roxane Gay, uma das vozes mais contundentes do feminismo atual. E a casa relança em junho o livro mais conhecido da autora, Má feminista, que tinha saído por aqui pela Novo Século.

O jornal A Crítica, de Manaus, informou a morte do escritor indígena amazonense Ely Macuxi, vítima da covid-19. De acordo com o Jornal do Commercio, do Recife, foi a covid-19 também que ceifou a vida do livreiro Tarcisio Pereira, fundador da Livros 7, que por mais de 30 anos funcionou no centro da capital pernambucana. A livraria tinha fechado suas portas em 2000. Atualmente, Tarcisio ocupava o cargo de superintendente de marketing da Cepe Editora.

O colunista Ancelmo Gois do Globo relembrou a visita José Saramago na Timbre, que fecha as portas no próximo dia 31. Talvez o dia mais feliz de José Saramago (1922- 2010) no Brasil tenha sido na livraria. Foi na festa de lançamento do primeiro livro dele por aqui Jangada de pedra, em 1988. Uma multidão formou uma fila de autógrafos e alguns sapecaram um beijo no nosso Prêmio Nobel. No fim, o português dirigiu-se ao querido editor Luiz Schwarcz, da Companha das Letras, e não se conteve: “Luiz, esta gente quer me matar de amor”.

A coluna Painel das Letras da Folha adiantou que a tradicional Balada Literária vai ganhar um novo formato em 2021. Além da edição presencial, prevista para novembro, o evento terá uma programação mensal veiculada na internet, com aulas, debates, oficinas e shows. Começa já no próximo sábado (30), às 17h, com a educadora Ana Mae Barbosa discutindo a pedagogia de Paulo Freire, seguida à noite por uma conversa entre os poetas Sérgio Vaz e Nelson Maca.

Bibliotecas em São Paulo oferecem oficinas de quadrinhos; informou o Estadão. Para festejar o Dia do Quadrinho Nacional, 30/01, Carol Ito e Eloar Guazzelli Filho vão ministrar atividades para quem quer aprender mais sobre esse universo

Nos EUA, cerca de 500 autores e profissionais da indústria editorial já assinaram um manifesto em que pedem para que editoras norte-americanas não publiquem livros de membros da administração Trump, noticiou o Publishers Weekly. A carta aberta foi elaborada pelo autor Barry Lyga e já foi subscrita por nomes como Celeste Ng e Chuck Wendig. O Estadão deu novo destaque a Amanda Gorman, cuja participação foi um dos pontos altos da posse de Joe Biden. Poeta mais jovem a recitar seus versos na posse de um presidente, ela entrou para a lista de mais vendidos antes mesmo de publicar sua obra The hill we climb. Recordes de pré-venda, prêmios e elogios indicam que os EUA se renderam à jovem poeta negra. O sucesso de venda da jovem poeta também foi notícia na CNN.

Tags: Apanhadão
[26/01/2021 09:53:12]