Do limão uma limonada
PublishNews, Redação, 22/01/2021
Livro de Sarah J. Maas que rendeu arranhões na imagem da Record em 2020 ganha nova edição revista e vem parar na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews

Em novembro do ano passado, o selo Galera Record enfrentou uma crise importante na sua história de 80 anos: leitores indignados com um tweet sobre pirataria escrito por Rafaella Machado, herdeira do conglomerado, inundaram as redes sociais com queixas que iam desde a qualidade do papel dos livros até problemas de tradução. Como resultado, a Record veio à público com um detalhado pedido de desculpas seguido de um plano de ação para contornar a crise.

Uma das principais acusações eram referentes ao livro Cidade da Lua Crescente, de Sarah J. Maas. Na tradução, os personagens não brancos foram embranquecidos. Sobre esse caso, a editora assumiu que houve “falta de sensibilidade na tradução da descrição de alguns personagens” e que os compradores da primeira edição poderiam solicitar uma edição revisada no formato digital gratuitamente.

Não demorou e no dia 10 de dezembro, chegava às livrarias uma nova edição revista do título, que estreou nessa semana na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a posição de número 17 de Ficção, com 369 exemplares. No ano passado, a Lista do PublishNews registrou a venda de 5.354 exemplares da primeira edição do livro.

A propósito, vem de Não Ficção os outros três estreantes da semana. Ocupando a posição 5 da categoria, apareceu Retiro Quaresmal 2021 (Loyola), da Rede Inaciana de Colaboração Fé e Espiritualidade, com 647 exemplares. Em 16º lugar, apareceu Mergulhando de mochila (Literare Books), de Paulo Milton, com 311, e em 17º, A arte de ser infeliz (Citadel), de Nelio Tombini, com 298.

O Ranking Geral segue liderado por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill. Foram mais 3.134 exemplares pra conta do livro mais vendido de 2020. O duque e eu (Arqueiro / Sextante), livro de Julia Quinn que serviu de base para a série Bridgerton (Netflix), ficou em segundo lugar, com 2.280. A edição de 20 anos de Pai rico, pai pobre (Alta Books), de Robert T. Kiyosak, completa o pódio, com 1.907.

A Sextante lidera o Ranking das Editoras, com 18 títulos. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo, com 15 e a HarperCollins em terceiro, com oito.

[22/01/2021 10:07:59]