Autores negros são, novamente, destaques na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 05/01/2020
Ranking apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil

Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Rodrigo França, Itamar Vieira Jr. e Emicida | © Marlos Bakker / Divulgação / Divulgação / Leandro Caetano / Divulgação / Julia Rodrigues
Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Rodrigo França, Itamar Vieira Jr. e Emicida | © Marlos Bakker / Divulgação / Divulgação / Leandro Caetano / Divulgação / Julia Rodrigues
Os livros de temática e autoria negra ou que abordam questões raciais estão em alta e eles são, novamente, destaque na 12ª Lista Nielsen PublishNews de 2020, referente ao período de 02 a 29 de novembro. O Ranking reúne os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil. Das 20 posições da Lista de Ficção, seis têm essa temática, incluindo os dois primeiros colocados: Amoras (Cia das Letrinhas), de Emicida e Aldo Fabrini, e Olhos d’água (Pallas), de Conceição Evaristo, respectivamente.

Chama a atenção Torto arado (Todavia), que ocupa a quarta posição e é a primeira novidade dessa Nielsen PublishNews. O livro de Itamar Vieira Jr. foi um dos grandes destaques do ano que passou, levando o Jabuti e o Oceanos. O pequeno príncipe negro (Nova Fronteira), de Rodrigo França garantiu o quinto lugar. Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus – que a Nielsen entende ser uma ficção – fechou o período na oitava posição. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (Cia das Letrinhas), também de Emicida e Aldo Fabrini, estreou na Lista Nielsen PublishNews na posição de número 12.

Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro encabeça a Lista de Não Ficção. Da mesma autora, Quem tem medo do feminismo negro? (Companhia das Letras) ocupa a posição de número 15.

Ainda falando em Não Ficção, um dos estreantes é Como cuidar do seu dinheiro (HarperCollins), de Thiago Nigro e Mauricio de Sousa. A Turma da Mônica ensina aos pequenos lições de educação financeira. O livro ficou na 14ª posição da lista.

Outra novidade de Não Ficção é A República das milícias (Todavia), de Bruno Paes Manso, que fechou a penúltima Lista Nielsen PublishNews de 2020 em 13º lugar. A edição econômica de As muralhas vão cair (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, completa o time de estreantes. A versão tradicional do título ficou na quinta posição.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras que emplacou sete títulos. Seguido de perto pela Sextante, com seis, e pela Planeta, com cinco. Buzz (com três), Ediouro (3), Gente (3), Globo (3), HarperCollins (3), Somos Educação (2), Todavia (2), Grupo Editorial Global (1), Pallas (1) e Rocco (1) também pontuaram.

[05/01/2021 10:10:00]