Os vencedores do Prêmio PublishNews 2020
PublishNews, Talita Facchini, 04/01/2021
O clássico de Napoleon Hill, 'Mais esperto que o diabo' leva o troféu de Livro do Ano. Em Não Ficção, 'Mulheres que correm com os lobos' ultrapassou 'Mindset' e garantiu o ouro da categoria.

Antes da – merecida – pausa de fim de ano, o PublishNews adiantou o resultado do livro mais vendido de 2020. Na ocasião, Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill havia vendido 109.333 cópias durante o ano e dificilmente seria ultrapassado pelo segundo colocado, o bicampeão (2018 e 2019) A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson. A previsão se confirmou e o clássico de Hill fechou 2020 com 113.041 exemplares vendidos, levando o troféu de Livro do Ano do Prêmio PublishNews 2020. O livro de Manson garantiu o segundo lugar com 104.649 e o bronze da Lista Geral ficou com Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro.

Em Ficção, quem brilhou foi O sol da meia-noite (Intrínseca), último livro da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, lançado em agosto passado. O livro foi o primeiro de 2020 a estrear nos mais vendidos com mais de 10 mil cópias vendidas na semana. E no total, fechou o ano com 44.401 exemplares. A garota do lago (Faro / 41.909), de Charlie Donlea ficou com a prata e A revolução dos bichos (Companhia das Letras / 33.807), de George Orwell, com o bronze.

Na disputada lista de Não Ficção, a obra vencedora foi Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estes. O clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo ultrapassou Mindset (Objetiva), de Carol Dweck, em 393 exemplares e fechou o ano com 43.744 cópias vendidas. O terceiro lugar do pódio ficou com Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes com quase 38 mil cópias vendidas. A lista merece ainda outro destaque: A terra prometida (Companhia das Letras), primeiro volume das memórias do ex-presidente dos EUA, Barack Obama terminou na nona posição, com 15.758 cópias vendidas em dois meses. Já Minha história (Objetiva), livro de Michelle Obama – lançado no final de 2018 – terminou na posição de número 7, com 26.780.

Em Autoajuda, depois de Mais esperto que o diabo e A sutil arte de ligar o foda-se, aparece O milagre da manhã (BestSeller), de Hal Elrod, que se mantém no pódio pelo terceiro ano seguido.

Harry Potter é o grande campeão da lista Infantojuvenil. O box (Rocco) do bruxinho fechou o ano com 55.124 cópias vendidas. Logo em seguida aparece a edição em capa dura de Harry Potter e a pedra filosofal, com mais de 29 mil exemplares vendidos. O clássico de J.K. Rowling aparece ainda na posição de número 11 com Harry Potter e a câmara secreta. E completa o pódio da categoria O diário perdido de Gravity Falls (Universo dos Livros), com 27.856.

Por fim, em Negócios, os campeões do ano foram Thiago Nigro e o seu Do mil ao milhão (HarperCollins), com quase 78 mil cópias vendidas; Decida vencer (Gente / 48.946), de Alexandre Volpato; e O poder da autorresponsabilidade (Gente / 47.641), de Paulo Vieira.

No Ranking das Editoras, mais uma vez a Sextante foi a vencedora com 57 livros emplacados na lista. A prata foi dividida entre Gente, Grupo Companhia das Letras e Intrínseca, com 48 livros cada e o bronze ficou com a Alta Books, com 41 títulos na lista.

A primeira lista de 2021

A primeira lista do ano não trouxe novidades no Ranking Geral. O primeiro lugar continua com Atitude positiva diária (Gente), de Eduardo Volpato, com 3.857 cópias vendidas na semana. Mais esperto que o diabo, ficou em segundo, com 3.353, e Uma terra prometida em terceiro, com 3.189 exemplares vendidos.

A lista trouxe quatro novidades. Em Não Ficção entrou Cristo (Sextante), do jornalista Rodrigo Alvarez, que garantiu o 12º lugar da lista com 638 cópias vendidas. Em Infantojuvenil a novidade foi Luccas e Gi em irmãos para sempre (Pixel), também na 12ª posição da categoria. Arteterapia para colorir e inspirar (Ciranda Cultural), entrou em Autoajuda com 453 exemplares vendidos e, por fim, em Ficção, na 19ª posição estreou a obra O visconde que me amava (Arqueiro), segundo livro da série Os Bridgerton, escrita por Julia Quinn e que ganhou uma série de mesmo nome na Netflix. O duque e eu – o primeiro livro da série – também figura na lista na posição de número 12.

[04/01/2021 10:00:00]