O que vem por aí em 2021
PublishNews, Redação, 22/12/2020
As editoras já estão comprando novas obras para seus catálogos e anunciando os primeiros lançamentos para 2021

© Alfonso Morales / Shutterstock
© Alfonso Morales / Shutterstock

Dois mil e vinte está – finalmente – acabando e depois de um ano em que muitas editoras suspenderam ou adiaram seus lançamentos por alguns meses, os planos para 2021 estão a todo vapor. A Conrad, por exemplo, anunciou o seu cronograma digital para o próximo ano com séries e HQs nacionais. A editora lançará semanalmente três séries de El Gran Guarén, idealizada pelo jornalista chileno Claudio Alvarez, e anunciou também o desdobramento do calendário de publicações digitais de HQs nacionais com lançamentos de capítulos mensais, que serão publicados ao mesmo tempo que os autores produzem esses capítulos. Algumas das obras previstas são Makai Mail, Echoes, Em ti me vejo e Maria Lua. No entanto, o primeiro lançamento da Conrad em 2021 será Tangencias, do espanhol Miguelanxo Prado.

A Carambaia -- que nasceu para publicar "furos literários", obras em domínio público fora do catálogo no Brasil -- comprou os direitos de Love and garbage, do romancista tcheco Ivan Klima. A Belas Letras adquiriu The Red Hot Chili Peppers: An oral/visual history, uma autobiografia oral e visual do grupo de rock. E a Melhoramentos tem em seu catálogo o livro The Tech solution, do Dr. Shimi Kang sobre criar hábitos para as crianças que crescem no mundo digital.

A Alta Books adquiriu os direitos do livro Putting auction theory to work, do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2020, Paul Milgrom. Com Robert Wilson, ambos professores na Universidade Stanford, os dois foram premiados com o Nobel por seus trabalhos na melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões. A obra, prevista para o primeiro semestre de 2021, fala justamente sobre esses estudos e sobre como funcionam os leilões e os seus insights para criar um novo leilão e formatos para bens e serviços.

A Pitangus Editorial anunciou a sua primeira contratação internacional: a autora Anna Katmore, que vive em Viena. Os primeiros livros da escritora sairão no primeiro semestre de 2021. Já estão confirmados A prince for little red riding hood (Um príncipe para Chapeuzinho) e A wolf in her way (Um lobo em seu caminho).

Também focada no público infantil, a Carochinha prepara o segundo livro de Lázaro Ramos pela editora, O pulo do coelho, que deve sair no início de 2021. A editora também prepara as obras Ah, não! Um livro não!, de Stéphanie Guérineau, ilustrado por Mercè Galí; Fred, o papa-formiga, escrito e ilustrado por Manica K. Musil; Juca Mil-Perguntas, de Antonis Papatheodoulou, ilustrado por Iris Samartzi; e Pegando onda, de Rita Gonçalez, Rita Menneh, Rosane Moysés e Thaíse Pregnolatto, ilustrado por Cecília Murgel.

Para os interessados na história da moda, a Pensamento adquiriu os direitos de The house of Gucci, de Sara Gay Forden. O livro conta a história de poder da Dinastia Gucci e sua famosa casa de produtos de luxo. Enquanto a empresa alcançava um sucesso sem precedentes, a família se viu envolta em uma tragédia pessoal.

A É Realizações também tem em seu prelo o novo livro de Hugo Langone. Cinco anos após sua estreia na poesia com Do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito (7 Letras), ele retorna com a obra A descida do monte Tabor. O livro terá prefácio assinado pelo poeta e tradutor Leonardo Fróes, com considerações de Antonio Carlos Secchin. A descida do monte Tabor integrará parte do renovado catálogo da Filocalia, selo da É Realizações.

A Editora 106, que também abarca a Aller Editora, prepara a obra Torre das guerreiras, de Ana Maria Ramos e que conta a história de persistência e engajamento político da autora no enfrentamento da ditatura militar brasileira. Outro livro no prelo da editora é A divorciada, escrito pela educadora e abolicionista cearense Francisca Clotilde no início do século 20 e que ganhará uma nova edição pelo selo 106 Clássicos. Já a Aller publicará Dar à luz, dar vida, sobre os anseios, sonhos e possibilidades presentes durante a gestação. A obra foi escrita pela psicanalista francesa Tamara Landau.

Em fevereiro a editora publicará Um outro Narciso, de Colette Soler, e a partir de março seguirá disponibilizando obras aos interessados na psicanálise. Estão no prelo: Sublimação, de Clarissa Metzger; Passo a passo e A diferença sexual, de Rithée Cevasso e Humanização e Os afetos lacanianos, também de Colette Soler.

E a KPMO Cultura e Arte, especializada em publicações personalizadas e em livros sobre arquitetura e urbanização, prepara para março Mosteiro de luz, de Marcello de Oliveria e Benedito Lima de Toledo; Polifonia urbana, da arquiteta Adriana Levisky e, para o segundo semestre, Gustavo Penna 83/93, que fará parte da coleção Gustavo Penna: 50 anos de arquitetura, desenho e palavra.

Tags: deals, Prelo
[22/12/2020 10:00:00]