‘Torto arado’ estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 11/12/2020
Livro de Itamar Vieira Jr. aparece na posição de número 7 da Lista de Ficção, com mais de 532 exemplares vendidos na semana

Em 2018, Torto arado (Todavia), livro do baiano Itamar Vieira Júnior, ganhou, em Portugal, o Prêmio LeYa. Em 2020, esteve nas listas de importantes prêmios literários. Aparece entre os finalistas do Prêmio Oceanos (os vencedores serão anunciados no próximo dia 18) e já levou o Jabuti na categoria Romance. Agora, o livro conquistou uma nova lista, a dos mais vendidos. O título estreou nessa semana no ranking semanal do PublishNews, ocupando a posição de número 7 da categoria Ficção, com 532 exemplares vendidos. Ao contar a história das irmãs Bibiana e Belonísia, Itamar retrata um Brasil dolorosamente encalhado no seu passado escravista e a forma como faz isso é brilhante, fazendo jus aos prêmios que já recebeu. A aparição do livro de Itamar coincide com a Flip. O livro ocupou a posição de número um da lista oficial do evento.

A chegada de Torto arado vem na esteira da Black Friday, quando a lista apresentou crescimento importante de 156% em relação à semana anterior. Seria difícil manter os números nesse patamar. A boa notícia é que a queda foi relativamente pequena, de 29%, quando comparada com os apurados na semana passada. A maior queda foi na categoria Infantojuvenil, com -38%.

E Torto arado veio acompanhado de outras seis novidades. A mais polpuda delas em Autoajuda. Atitude positiva diária (Gente), de Eduardo Volpato, teve 2.761 cópias vendidas e garantiu o segundo lugar da categoria e a posição de número três do Ranking Geral. Perdeu apenas para Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 3.599 e o box de Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling, com 2.923.

A outra novidade de peso ficou em Negócios. O livro Soft skills (Literare Books), de Lucedile Antunes vendeu 2.302 cópias e garantiu o primeiro lugar da categoria. O título ocupa ainda a sexta posição da Lista Geral. As outras três novidades em Negócios são da Editora Gente: Empreendedores, de Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert em 10º, com 998; Faça simples (Gente), de Gustavo Caetano e Arthur Pelegrino, em 13º, com 581, e Transformação radical (Gente), de Pedro Waendertner, Sulivan Santiago e Victor Navarrete, em 19º, com 372.

Em Infantojuvenil, o estreante é As aventuras de Mike - O bebê chegou (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilio, que ficou na segunda posição da categoria, com 1.659 exemplares vendidos. O título aparece também em 9º do Ranking Geral. O primeiro livro do casal aparece na posição de número 11 de Infantojuvenil, com 534.

O Ranking Geral das Editoras segue liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 14 títulos na lista. A Intrínseca aparece em segundo, com 11. Empatados no terceiro lugar ficaram o Citadel Grupo Editorial e a Editora Gente, que colocaram 10 títulos cada.

* nota atualizada por conta de alterações na lista

[11/12/2020 11:10:00]