InterLivro chega ao fim masterclass sobre e-commerce
PublishNews, Redação, 11/12/2020
Quinta mesa da programação terá Maurici Jr., diretor da ComSchool, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto

A programação do InterLivro - Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, termina nesta sexta. Durante a semana, trouxemos para o palco virtual da Bienal de São Paulo, temas como audiolivros, o ambiente de trabalho do futuro, diversidade e a luta do mercado livreiro para ampliar sua audiência na indústria da atenção. No encontro desta sexta, teremos uma masterclass sobre e-commerce com Maurici Jr. - autor do livro Marketing digital de alta performance e diretor da ComSchool, escola especializada em e-commerce recém-comprada pela Magazine Luiza. A pandemia acelerou de modo irrevogável o modo como compramos, mas quais as boas práticas para se atuar nessa modalidade de vendas? Como começar? E pra quem já começou, como trazer os clientes pra dentro da sua loja virtual? E que ferramentas de marketing existem pra que se alcance o maior número possível de consumidores? Essas e outras perguntas serão respondidas por Maurici Jr., a partir das 15h, na plataforma da Bienal Virtual de São Paulo.

Como ampliar (e empoderar) a audiência na indústria da atenção?

A mesa da última quinta (11) teve como base o artigo Escritores e taxistas, escrito pela editora Cindy Leopoldo para o PublishNews. Nele, ela fez uma profunda reflexão sobre a atuação da indústria editorial quando o assunto é fazer crescer a sua audiência. Para a mesa, a própria Cindy conversou com Ricardo Perez, líder de gestão de livros na Amazon Brasil, sobre os desafios e estratégias para fazer a base de consumidores de livros crescer no Brasil.

No bate-papo, Ricardo compartilhou cases e ideias de sucesso da Amazon e falou sobre o aumento de leitores durante a pandemia. "Houve um aumento da demanda como um todo, mas o que dá para dizer que aconteceu bastante foi um número maior de pessoas conhecendo a leitura digital", destacou.

Sobre os projetos da Amazon, Ricardo também deu destaque para o KDP, segundo ele, "um dos orgulhos da equipe" e deu alguns dados: dos 100 livros mais vendidos da lista da Amazon, 30 são KDP.

Ele tocou ainda no tema da pirataria e defendeu que a melhor forma de combater ao problema é ter acesso. "Foi assim com a indústria da música, com a do filme e não é diferente com o livro".

A conversa passou ainda pelos principais pilares da Amazon, a importância de se democratizar a leitura e as tendências vistas pela empresa nesse último ano.

O vídeo com a mesa está disponível na plataforma da Bienal Virtual.

A edição 2020 do InterLivro só foi possível graças aos seus apoiadores: Ateliê da Escrita, editora do grupo ED5 especializada em publicações acessíveis; Metabooks, uma marca MVB; Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, e Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora da Bienal Virtual do Livro de São Paulo.


[11/12/2020 10:00:00]