Como ampliar (e empoderar) a audiência na indústria da atenção?
A mesa da última quinta (11) teve como base o artigo Escritores e taxistas, escrito pela editora Cindy Leopoldo para o PublishNews. Nele, ela fez uma profunda reflexão sobre a atuação da indústria editorial quando o assunto é fazer crescer a sua audiência. Para a mesa, a própria Cindy conversou com Ricardo Perez, líder de gestão de livros na Amazon Brasil, sobre os desafios e estratégias para fazer a base de consumidores de livros crescer no Brasil.
No bate-papo, Ricardo compartilhou cases e ideias de sucesso da Amazon e falou sobre o aumento de leitores durante a pandemia. "Houve um aumento da demanda como um todo, mas o que dá para dizer que aconteceu bastante foi um número maior de pessoas conhecendo a leitura digital", destacou.
Sobre os projetos da Amazon, Ricardo também deu destaque para o KDP, segundo ele, "um dos orgulhos da equipe" e deu alguns dados: dos 100 livros mais vendidos da lista da Amazon, 30 são KDP.
Ele tocou ainda no tema da pirataria e defendeu que a melhor forma de combater ao problema é ter acesso. "Foi assim com a indústria da música, com a do filme e não é diferente com o livro".
A conversa passou ainda pelos principais pilares da Amazon, a importância de se democratizar a leitura e as tendências vistas pela empresa nesse último ano.
O vídeo com a mesa está disponível na plataforma da Bienal Virtual.
A edição 2020 do InterLivro só foi possível graças aos seus apoiadores: Ateliê da Escrita, editora do grupo ED5 especializada em publicações acessíveis; Metabooks, uma marca MVB; Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, e Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora da Bienal Virtual do Livro de São Paulo.