Diversidade: Por que devo me importar com isso?
PublishNews, Redação, 09/12/2020
Terceira mesa do InterLivro recebe Fernando Baldraia, Maria Helena Chenque e Felipe Brandão para falar sobre o assunto

Na terceira mesa do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews em parceria com a Bienal Virtual do Livro de São Paulo, o assunto será a diversidade. Por que as empresas do setor devem se preocupar com isso? E qual o papel das editoras nesse tema? É se comprometer a publicar livros de personagens diversos e escritos por pessoas diversas ou vai além? A diversidade é comercialmente viável? Para responder essas perguntas e ainda apresentar uma visão mais ampla sobre o tema, o encontro de hoje terá a participação de Fernando Baldraia, editor de diversidade do Grupo Companhia das Letras; Maria Helena Chenque, especialista em acessibilidade da Ateliê da Escrita (Ed5) e Felipe Brandão, gerente de novos projetos da Editora Planeta. A mesa será mediada pelo editor-chefe do PublishNews, Leonardo Neto, e terá a participação especial do editor Vagner Amaro, da Malê, e de Nicolle Mahier, comercial da Jandaíra. O debate acontecerá na página da Bienal Virtual, a partir das 15h.

Como será o ambiente de trabalho daqui pra frente?

No segundo dia de InterLivro, Leonora Monnerat, diretora geral da HarperCollins Brasil, conversou com Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Great Place to Work no Brasil sobre como será trabalhar no pós-pandemia e as principais tendências vistas pelas empresas durante este ano.

Daniela comentou que as empresas caminham para o modelo híbrido, apostando na rotatividade dos funcionários para estimular o convívio e manter a cultura da empresa viva. “As empresas se tornarão hubs para as pessoas se conectaram com uma certa periodicidade", apontou.

O papel dos líderes das empresas também foi discutido. Depende deles manter a cultura da empresa viva e fazer com que os funcionários continuem se conectando com o trabalho e as outras pessoas. “O papel deles é vital, são o coração nesse sistema todo”, definiu. Já para os novos funcionários, treinees e estagiários, o importante é, desde o início, se preocupar com a relação deles com a empresa. “A mentoria acaba sendo muito importante. Ter um mentor para explicar como funciona a alma da empresa para esse novo entrante faz uma diferença enorme”, aposta Daniela.

Outro tema abordado por Leonora na conversa foi a queixa de muitas pessoas durante a pandemia de “estar trabalhando o tempo todo”. Para Daniela, isso acontece porque qualquer encontro virtual agora, parece uma reunião. “O sentimento de estar o todo tempo conectado, sem fronteiras, de ser convocado o tempo todo, a maioria não estava acostumada a ficar sem esse limite psicológico de que horário o trabalho começa e quando termina”, e acrescentou: “Trabalhar por muitas horas não significa que você foi mais produtivo. É preciso ter uma disciplina muito forte, se não tem, a pessoa terá um sentimento muito forte de desgaste”.

Dentre as mudanças aceleradas pela pandemia estão a preocupação com a saúde mental dos funcionários e com a diversidade. No primeiro caso, Daniela explica que, nas melhores empresas para se trabalhar, a pauta da saúde mental já estava sendo trabalhada. “E entra como uma pauta definitiva no pós-pandemia”, acredita. Segundo ela, é responsabilidade da empresa cuidar dos seus funcionários e estimulá-los a ter essa abertura com os líderes e falarem quando precisam de ajuda e, por outro lado, é responsabilidade da empresa orientar e fornecer auxílios para manter seu time saudável. “Contratação de profissionais focados a ajudar esse público, psicólogos, psicanalistas, fisioterapeutas, nutricionistas, isso a gente vai ver cada vez mais como tendência”, aponta.

Sobre a importância da diversidade – assunto da terceira mesa da programação do InterLivro – Daniela explica que o tema é amplamente discutido no GPTW. “Nas melhores empresas, já temos comitês formados, estruturas com pessoas só para trabalhar essa pauta da diversidade”. Mas como começar a falar sobre diversidade nas empresas? Daniela explica: “Levando isso para todos. É preciso explicar como isso é importante e estratégico para a empresa como um todo. Tem que estar ligado a estratégia da empresa”.

A mudança na arquitetura do trabalho e da definição de "talento" nas empresas, as maneiras de motivar os funcionários e a falta de gestão no ambiente de trabalho também foram discutidos por Leonora e Daniela. Para assistir à mesa, clique aqui.

A edição 2020 do InterLivro só foi possível graças aos seus apoiadores: Ateliê da Escrita, editora do grupo ED5 especializada em publicações acessíveis; Metabooks, uma marca MVB; Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, e Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora da Bienal Virtual do Livro de São Paulo.


[09/12/2020 08:30:00]