O efeito Black Friday
PublishNews, Leonardo Neto, 04/12/2020
Números da lista saltam 167%. Em Ficção, o crescimento é de 337%. Lá, o destaque são os livros de George Orwell e Stephen King. O box de ‘Harry Potter’ é o campeão de vendas da Black Friday com mais de 8 mil cópias.

George Orwell, J. K. Rowling e Stephen King | © BBC / Debra Hurford Brown
George Orwell, J. K. Rowling e Stephen King | © BBC / Debra Hurford Brown

Black Friday era uma grande aposta das varejistas em 2020 e parece que a promessa se cumpriu. A Lista dos Mais Vendidos dessa semana, que reflete as vendas da promoção, teve um salto de 167% nos números gerais de vendas quando comparados com os apurados na semana passada. É um número impressionante e acima da média. Só a título de comparação, no ano passado, o crescimento foi de 40%. Em 2018 – talvez a Black Friday mais esquisita de toda a história da lista, realizada pouco depois do pedido de recuperação judicial de Cultura e Saraiva -, o crescimento na comparação semanal foi de 12%.

Uma coisa é certa: nesse ano, as promoções foram capazes de aliviar os estoques das varejistas.

E o grande destaque foi, como era de se esperar, em Ficção que cresceu impressionantes 337% de uma semana pra outra. A categoria é liderada pela fábula A revolução dos bichos (Companhia das Letras), de George Orwell, dono também do segundo lugar da categoria – 1984 (Companhia das Letras). Foram 4.101 cópias do primeiro e 3.251 do segundo. O velho Orwell – que entra em domínio público ano que vem – segue sendo um grande vendedor de livros! Sol da meia-noite (Intrínseca), da vampiresca Stephenie Meyer, completa o pódio de Ficção, com 2.505.

Um cara que merece destaque nessa Black Friday foi Stephen King. Ele emplacou quatro títulos em Ficção, sendo duas novidades: O iluminado (Suma), na oitava posição, com 966, e Doutor sono (Suma), na 18ª, com 608. It – a Coisa (Suma), em quinto, com 2.151 e Joyland (Suma), em 19º, com 605, também estava no gosto do leitor brasileiro.

Ficção trouxe uma terceira novidade: O rei perverso (Galera). O livro de Holly Black ficou na posição de número 16 ao vender 676 cópias.

Mas o rei dessa Black Friday foi mesmo o bruxinho de J. K. Rowling. O box Harry Potter (Rocco) liderou o Ranking Geral com quase mil exemplares de vantagem em relação segundo lugar. Foram 8.235 cópias. Número que ajudou a colocar fermento na massa da categoria Infantojuvenil, que cresceu 206% em relação à semana passada. É a segunda em crescimento.

O box de Harry Potter divide o pódio com um estreante e um velho conhecido da Lista do PublishNews. Assuma o comando da sua vida (Gente), de Geronimo Theml, é a novidade da semana, com 7.121 cópias vendidas. Em terceiro ficou Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 4.662. Ele, inclusive, é o livro mais vendido do ano até agora, com 102.543 cópias vendidas ao longo de 2020.

A lista trouxe ainda mais três novidades nessa semana. A mais volumosa está em Não Ficção: Caminhos de reconciliação (Angelus), do frei Wilter Malveira. Foram 1.503, suficiente para cravar o terceiro lugar da categoria e o 20º da Lista Geral. Aqui vale dizer que Não Ficção cresceu 108% em relação à semana passada.

As outras duas novidades estão em Negócios e ambas são da Editora Gente. Transformação radical, de Pedro Waendertner, Sulivan Santiago e Victor Navarrete, ficou em 16º, com 500 exemplares vendidos, e O que importa é seu resultado, de Lásaro do Carmo Jr., em 18º, com 478. Na comparação com a semana passada, a categoria cresceu 144%.

Autoajuda não trouxe nenhuma novidade nessa semana, mas saltou 120% na Black Friday.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras, com 16 títulos na Lista. A Intrínseca ficou em segundo, com 13 e o Citadel Grupo Editorial, em terceiro, com 12.

Tags: Black Friday
[04/12/2020 09:50:00]