‘Obama is the new Harry Potter’
PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2020
Primeiro volume das memórias do ex-presidente Barack Obama chega à Lista ocupando o primeiro lugar do Ranking Geral

Primeiro tomo das memórias de Barack Obama alcança o topo da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação
Primeiro tomo das memórias de Barack Obama alcança o topo da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação

Obama is the new Harry Potter”. No último dia 17, Jeva Lange, a crítica de artes da revista americana The Week, usou este mesmo título para fazer uma análise cuidadosa do fenômeno de vendas que se tornou o casal Obama. Barack e Michelle fecharam um contrato histórico com a Penguin Random House que ultrapassou US$ 65 milhões em adiantamentos, um recorde para a indústria editorial mundial. O livro de Michelle foi o primeiro a sair. Foi publicado em novembro de 2018 e fechou o ano em primeiríssimo lugar nas listas dos mais vendidos dos EUA. De lá pra cá, o título já teve mais de oito milhões de cópias vendidas só nos EUA. Por aqui, pelas contas do PublishNews, o livro vendeu mais de 123 mil exemplares de 2018 para cá. Na lista anual parcial de 2020, o livro ocupa a sexta posição da categoria Não Ficção.

Agora, veio o tão esperado primeiro volume das memórias do presidente Obama. A Penguin Random House encomendou inicialmente uma tiragem superior a três milhões de cópias para abastecer só o mercado americano e o livro foi traduzido e publicado simultaneamente em 25 idiomas. Por aqui, a Companhia das Letras bateu seus recordes ao imprimir 30 mil cópias de Uma terra prometida. É, sem dúvida, uma grande aposta que começa a dar retorno.

O livro estreou ocupando o primeiríssimo lugar do Ranking Geral dessa semana, com 3.060 cópias e isso deve ser só o começo. O catatau com 764 páginas é do tipo “pare de ler se conseguir”. Nele, estão mescladas as memórias da infância e juventude com eventos marcantes do primeiro mandato como presidente dos EUA. O próprio autor chama a sua história de “odisseia improvável” – uma criança negra nascida no Havaí, criada pela mãe – o pai sempre foi ausente –, que se muda para o Sudeste Asiático e volta para criar uma carreira política que culminou com a ocupação do Salão Oval da Casa Branca.

Ainda fazendo troça com o título criado por Jeva e apropriado pelo PublishNews, Obama ainda divide o pódio com o bruxinho de J. K. Rowling. O box Harry Potter (Rocco) fechou a semana em segundo lugar, com 2.245 exemplares vendidos. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, completa o pódio, com 1.820.

A lista veio com muitas novidades nessa semana. Além de Uma terra prometida, foram mais dez novidades. A mais polpuda apareceu em Autoajuda: Viva sua melhor versão (Gente), de Aline Salvi. Foram 1.034 exemplares, número suficiente para garantir a terceira posição da categoria e a quinta do Ranking Geral. No livro, a autora ensina como equilibrar todas as esferas de sua vida sem abrir mão de suas ambições profissionais e que o caminho para realizar o seu propósito de vida está em ser um worklover – alguém que, com uma pitada de criatividade, consegue se adaptar a própria realidade e criar uma rotina funcional, satisfatória, próspera e saudável.

Fazendo companhia para Obama na Lista de Não Ficção, outras duas novidades de peso. Na sexta posição, estreou O espelho infiel (Nova Fronteira), de José Roberto de Castro Neves, com 500 exemplares. O livro relaciona Arte e Direito, duas esferas que parecem extremamente distantes, mas com muito mais em comum do que se pode imaginar. O advogado e escritor mostra que ambas são expressões da humanidade que, ao longo da História, se tocaram de maneira instigante, rendendo anedotas e controvérsias memoráveis. O outro estreante fechou a semana na sétima posição da categoria: A organização (Companhia das Letras), de Malu Gaspar, com 422. No Livro, a jornalista desvenda as engrenagens do caso Odebrecht, um sistema de corrupção que parecia inviolável, e lança luz sobre as espúrias relações entre Estado e empresas que condicionaram por muito tempo uma espécie de “capitalismo à brasileira”.

Mais três novidades apareceram em Negócios. Ocupando a quinta posição, ficou Estratégia adaptativa (Gente), de José Salibi Neto e Sandro Magaldi, com 763 exemplares vendidos. Design thinking (Alta Books), de Tim Brown, ficou na 14ª, com 276, e Boa economia para tempos difíceis (Zahar), de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, na 20ª, com 155.

Em Infantojuvenil, o destaque vai para os clássicos editados pela Faro Editorial: O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, estreou na 14ª posição, com 241, e Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, na 17ª, com 224.

Em Ficção, um dos estreantes é um velho conhecido da Lista que chegou de roupa nova. A edição que traz o cartaz do filme na capa de Inferno (Arqueiro), de Dan Brown, ficou na 11ª posição, com 246. Naruto Gold - Vol 01 (Panini), de Masashi Kishimoto, completa o time de estreantes. O livro ficou na 16ª, com 165.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 13 títulos. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca ficaram empatados em segundo, com 12. A Citadel Grupo Editorial completa o pódio, com 11.

[27/11/2020 10:10:00]