Uma livraria-editora de mulher pra mulher
PublishNews, Talita Facchini, 19/11/2020
A Dita Livros, da jornalista e editora Luciana Benatti procura dar visibilidade para editoras independentes, autoras mulheres e pessoas LGBT+

Uma editora para publicar mulheres e pessoas LGBT+ e uma livraria on-line para vender livros de editoras independentes, essa é a Dita Livros, da jornalista e editora Luciana Benatti. Criadas no início do ano passado com recursos próprios, a editora foi pensada inicialmente para publicar apenas mulheres e obras de não ficção. Mama, de Marcela Tiboni e Vem cá, de Larissa Darc, foram os dois primeiros títulos. Por abordarem questões LGBT+, Luciana viu que faria sentido redefinir o seu escopo: “Quero trabalhar essas pautas que se identificam comigo e com muitas outras pessoas”. E para o primeiro semestre de 2021, ela prepara a obra Trans resistência, que contraria, em certos aspectos, a sua missão inicial já que é escrito por Caê Vasconcelos. O livro reunirá experiências de pessoas trans no mercado de trabalho.

Questões de gênero, raça e classe em temas como família, saúde, educação e trabalho permeiam tanto a produção da editora quanto o acervo da livraria.

Luciana conta que a livraria começou com pouquíssimos títulos de nove editoras e que a curadoria é feita por ela mesma, que procura e entra em contato com os novos parceiros. “A minha proposta é sempre ter afinidade com quem trago para o site e por conta desse olhar mais pessoal, muitas pessoas começaram a se identificar”, explica Benatti. Editoras como Dublinense, Luas, Lote 42, Nós, Quelônio, Quintal, Jandaíra e Grua já têm suas obras expostas na Dita Livros. “É uma rede de apoio, cada uma se ajuda e se apoia, o que ajuda a criar cada vez mais um público fiel. Recebi muito retorno positivo por conta dessa curadoria do site”, completa a editora-livreira. “Procuro sempre livros que tenham alguma causa por trás, temas contemporâneos e que estejam em discussão”, define.

Para a logística, Luciana escolheu também uma empresa familiar dirigida por uma mulher, a JP Prata. “Minha ideia é sempre trabalhar com mulheres. A JP cuida de toda a logística. Somos uma livraria pequena mas com padrão de atendimento profissional. Atendimento de livraria grande”, assegura.

Os próximos planos incluem parcerias com a rede de apoio que Benatti encontrou nas editoras independentes.

Tags: Dita Livros
[19/11/2020 08:00:00]