Os vencedores do 71º National Book Awards
PublishNews, Talita Facchini, 19/11/2020
Transmissão on-line aconteceu nesta quarta (18). 'Interior Chinatown', de Charles Yu venceu em Ficção e Carolyn Reidy, CEO da Simon & Schuster que faleceu em maio, recebeu homenagem

Nesta quarta-feira (18), o autor Jason Reynolds comandou a cerimônia virtual em que foram conhecidos os vencedores da edição de 2020 do National Book Awards, tradicional prêmio dos EUA. Em Ficção, a obra vencedora foi Interior Chinatown, de Charles Yu, um romance descrito como divertido e sincero e que aborda temas como raça, cultura pop, imigração e sobre como escapar dos papeis que somos forçados a desempenhar.

Em Não Ficção, a obra escolhida foi The dead are arising: The life of Malcom X, de Les e Tamara Payne. A obra conta a história do ativista pelos direitos humanos e um dos defensores do nacionalismo negro nos EUA. O jornalista investigativo Les Payne embarcou em uma busca de quase 30 anos para entrevistar qualquer pessoa que tivesse conhecido Malcom X e transformou as mais de 100 horas de entrevistas nessa biografia completa. Ele faleceu em 2018 e sua filha, Tamara, terminou a obra.

Na categoria poesia, venceu DMZ Colony, da poeta Don Mee Choi. Um livro que entrelaça poemas, prosa, fotografias e desenhos. Em Tradução Literária, a obra de Yu Miri, traduzida por Morgan Giles, Tokyo Ueno Station, foi a escolhida. O livro conta a história de um homem que após a morte não consegue descansar e passa o resto dos seus dias assombrando um parque perto da estação Ueno, em Tóquio. A obra concorria com Cachorra, de Pilar Quintana e publicada por aqui pela Intrínseca.

Por fim, em Literatura Juvenil venceu King and the dragonflies, de Kacen Callender. Uma história sobre perda, tristeza e coragem para descobrir a própria identidade.

Além das categorias principais, o prêmio especial da noite, Serviços Excepcionais à Comunidade Literária Americana, homenageou Carolyn Reidy, CEO da Simon & Schuster que faleceu em maio, aos 71 anos.

[19/11/2020 10:00:00]