Sharjah lança primeira agência literária dos Emirados Árabes
PublishNews, Talita Facchini, 04/11/2020
A agência trabalhará para estimular o mercado editorial árabe representando os autores locais, vendendo os direitos de publicação das suas obras para editoras e empresas de multimídia árabes e internacionais

O tema da 39ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah - O mundo lê a partir de Sharjah – nunca fez tanto sentido. No último dia 30, na abertura do evento, a Sharjah Book Authority (SBA), responsável pela realização da feira, anunciou o lançamento da Sharjah International Literary Agency (Sila), primeira agência literária dos Emirados Árabes Unidos.

Tendo em mente o plano de Sharjah de ser “uma incubadora da cultura árabe e atração para escritores, artistas e leitores”, a Sila foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação entre editores, autores e tradutores e assegurar que os direitos de cada profissional do setor sejam garantidos.

A agência trabalhará para estimular o mercado editorial árabe representando os autores locais, vendendo os direitos de publicação das suas obras para editoras e empresas de multimídia árabes e internacionais. Editoras árabes que possuem traduções e direitos de adaptações para outras mídias também serão representadas. “A indústria do livro é um pilar integral do projeto cultural de Sharjah. O lançamento da Sila reforça o compromisso da Sharjah Book Authority de apoiar a indústria local e regional e promover ativamente o papel dos livros, escritores e criativos na sociedade”, explicou Ahmed bin Rakkad Al Ameri, presidente da SBA.

Além disso, a Sila atuará como uma “caça talentos”, procurando jovens autores regionais. A agência dará todo o suporte para fortalecer a presença dos autores na região, oferecendo consultoria e apoio financeiro.

Programação profissional

A programação profissional da feira, iniciada no dia 1º, focou no fato de ser o primeiro evento global da indústria do livro a acontecer desde o início da pandemia. “Nossa reunião de hoje é excepcional porque somos entre os pioneiros globais dedicados ao desenvolvimento de um novo modelo de eventos híbridos”, lembrou Al Ameri na abertura do evento. Com 33 palestrantes reunidos ao longo do dia, as mesas abordaram os efeitos da pandemia no mercado editorial em mais de 10 países, entre eles Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Índia, França, Egito, EUA e Geórgia.

A educação global e como a indústria do livro poderá seguir levando em conta as mudanças ditadas pela pandemia e a internacionalização da cultura árabe também foram discutidos na programação.

Tags: Sharjah 2020
[04/11/2020 10:50:00]