Novo de Nélida Piñon chega à lista
PublishNews, Leonardo Neto, 30/10/2020
‘Um dia chegarei a Sagres’ estreia nos mais vendidos ocupando a posição de número 14 da Lista de Ficção

Novo de Nélida Piñon estreia na Lista dos Mais Vendidos do PN | © Divulgação
Novo de Nélida Piñon estreia na Lista dos Mais Vendidos do PN | © Divulgação

Um dia chegarei a Sagres (Record) é, por si só, um acontecimento literário. É o primeiro romance inédito da imortal Nélida Piñon desde Vozes do deserto, de 2004. Os 16 anos sem novidades deixaram o público de Nélida sedento e o resultado se vê na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews dessa semana. Um dia chegarei a Sagres estreia ocupando a posição de número 14 da Lista de Ficção, com 202 unidades vendidas. A autora oferece aos leitores um épico, ambientado no país de Camões, no século XIX. A trama é protagonizada e narrada por Mateus, jovem aldeão, filho de uma meretriz que o abandonou logo depois do parto. A partir das incríveis histórias contadas pelo avô Vicente, que o criou, Mateus se deixa tomar pela ideia-fixa de conhecer Sagres. Depois da morte de Vicente e de alguns estimados animais de sua roça, sem mais ninguém, Mateus deixa a vila no Norte do país rumo a Sagres, numa saga solitária.

Indo de Sagres para Havana, outro destaque em Ficção é O homem que amava os cachorros (Boitempo), do cubano Leonardo Padura. O livro estreou na lista em 2014, quando o PublishNews registrou a venda de 8.677 exemplares e se manteve em 2015, com mais 3.340. O retorno agora é uma nova edição que alcançou o segundo lugar da categoria e a posição de número 13 do Ranking Geral.

Por falar no Ranking Geral, ele é liderado por Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, com 1.942. O segundo lugar ficou com Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, com 1.498, e o terceiro com A sutil arte de ligar o f*da-se (Intrínseca), de Mark Mason, com 1.421.

Além dos livros de Nélida e Padura, a lista trouxe outras sete novidades. A mais volumosa apareceu em Autoajuda: Acredite, a vida sem dor é possível (Gente), de Rogério Liporaci. Foram 820 cópias, número suficiente para colocar o título estreante na terceira posição da categoria.

Em Não Ficção, o destaque é para A bailarina da morte (Companhia das Letras), de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Foram 209 exemplares, suficiente para garantir a 14ª posição. Ainda em Não Ficção, estreou, no 17º lugar, a Carta encíclica do santo padre Francisco "Fratelli tutti - Todos irmãos" (Loyola), do papa Francisco, com 167.

Em Negócios, a novidade foi Dominando o ciclo de mercado (Alta Books), de Howard Marks, que ocupa o posto de número 18, com 220 cópias vendidas.

Completando o time de novidades, três da Ciranda Cultural aparecem em Infantojuvenil: Meu diário mágico de unicórnios (202 unidades /13º lugar), Patrulha Canina - ABC aprendendo as letras (175 /17º) e Fisher-Price - Aprendendo com os animais (172 / 18º).

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Citadel Grupo Editorial, que emplacou 12 títulos. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca ficaram empatadas em segundo, com dez títulos cada. O bronze ficou no peito da Sextante, que colocou nove títulos na lista.

[30/10/2020 10:00:00]