Bookwire anuncia fusão com empresa de tecnologia que promete ampliar visibilidade de livros
PublishNews, Leonardo Neto, 28/10/2020
Algumas das funcionalidades estarão disponíveis para clientes da empresa no Brasil a partir do primeiro semestre de 2021

Na Alemanha, a Bookwire anunciou a fusão com a readbox publishing, empresa fundada há 11 anos para desenvolver soluções que ajudam editores a alcançar seus públicos-alvo reduzindo custos de distribuição. O que a readbox oferece é uma gama de ferramentas, incluindo algumas baseada em inteligência artificial que permitem que os algoritmos leiam e interpretem textos. A partir daí, os robôs podem reconhecer contextos e categorizar os conteúdos, ampliando a visibilidade dos produtos em grupos de interesses, com um acuro mais fino. A ideia é criar um efeito sinérgico entre análise de negócios e marketing de conteúdo o que, garante a empresa, resulta na capacidade de identificar oportunidades. Além disso, a readbox desenvolveu funcionalidades voltadas para impressão por demanda (POD), vendas corporativas de livros digitais e ainda venda direta de e-books para consumidores. Segundo dados da própria readbox, a empresa distribui mais de um milhão de livros (entre impressos via POD e digitais) todos os meses.

Com a fusão – que entra em vigor a partir do próximo dia 1º –, a Bookwire quer impulsionar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras e soluções mais abrangentes. De acordo com Marcelo Gioia, country manager da Bookwire no Brasil, algumas destas funcionalidades estarão disponíveis para os clientes da Bookwire brasileira a partir do primeiro semestre de 2021.

“Esta etapa é uma situação ganha-ganha para todos os envolvidos”, disse Jens Klingelhöfer, CEO e cofundador da Bookwire. “Os maiores vencedores são os editores e lojas em nossos respectivos portfólios de clientes, porque a combinação de nossas experiências nos permite trazer ao mercado e estabelecer soluções ainda mais poderosas e inovadoras em um tempo ainda mais curto ”, completou.

Mesmo assumindo o controle de 100% das ações da readbox, a Bookwire manterá Ralf Biesemeier (CEO) e Marcus Straßer (CTO), ambos fundadores da empresa, nas suas respectivas funções.

[28/10/2020 10:30:00]