Istambul abre inscrições para o seu fellowship
PublishNews, Leonardo Neto, 27/10/2020
Editores internacionais interessados em acompanhar o programa têm até o dia 25/12 para se inscreverem

Organização do Istambul Fellowship espera 300 editores de todo o mundo para o evento marcado para acontecer em março de 2021 | © Divulgação
Organização do Istambul Fellowship espera 300 editores de todo o mundo para o evento marcado para acontecer em março de 2021 | © Divulgação
Há seis anos, a Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais realiza, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, o Istambul Fellowship, programa que leva editores internacionais de diversas partes do globo para uma série de encontros com agentes do mundo da edição na Turquia. O objetivo é ampliar a negociação de direitos autorais e traduções com editores turcos. A edição de 2021 está marcada para acontecer entre os dias 9 e 11 de março e será híbrida, com eventos presenciais e uma série de encontros on-line. São esperados 300 editores de 70 países.

O Istambul Fellowship oferece três modalidades de apoio. Os editores selecionados para o pacote “Golden” recebem passagem, hospedagem e alimentação por conta da organização do programa. Há ainda o “Silver”, com acomodação e apoio local, e o “Bronze” que dá apenas apoio local e alimentação. A decisão de quem recebe qual tipo de apoio é dada pelo conselho de avaliação da Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais.

Sergio Alves, da Caraminhoca, foi um dos brasileiros que estiveram na última edição do fellowship. Ao PublishNews, o editor disse que foi uma experiência inesquecível. “Primeiro pela beleza da cidade e a gentileza dos turcos e turcas com o grupo de estrangeiros. Gente de todo o mundo – pouco antes de a pandemia tomar conta do planeta. A organização é perfeita e os encontros foram todos muito proveitosos. Das 40 reuniões previamente agendadas pelo sistema deles, nenhuma ficou em branco. Muito trabalho à vista e uma riqueza de produções - turcas e de outros rincões - incrível. Vale muito a pena estar lá!”, disse entusiasmado.

Os participantes – além de uma série de encontros e painéis em que o mercado turco é apresentado aos convidados internacionais – têm acesso ainda aos programas de apoio à tradução. Um deles é o Teda que já beneficiou quase três mil projetos – 18 deles no Brasil – entre 2005 e 2019.

Os editores interessados têm até o dia 25 de dezembro para se inscreverem pelo site do programa.

[27/10/2020 10:00:00]