Mario Quintana estreia nas listas do PN
PublishNews, Leonardo Neto, 26/10/2020
‘O batalhão das letras’, primeira obra infantojuvenil do poeta, chega à Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias brasileiras

Veterano nas Letras, Mario Quintana estreia na Lista Nielsen PublishNews | © Site Companhia das Letras
Veterano nas Letras, Mario Quintana estreia na Lista Nielsen PublishNews | © Site Companhia das Letras
O PublishNews, desde 2015, tem duas listas. A tradicional – que é realizada há dez anos – sai todas as semanas e aponta os livros mais vendidos nas 18 livrarias que compõem o ranking. A outra, mais recente, é a Lista Nielsen PublishNews, que apura, em parceria com a Nielsen, os autores nacionais mais vendidos nos estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa.

A categoria Ficção sempre traz grandes nomes da literatura brasileira. Estão lá, quase onipresentemente, nomes como Clarice Lispector, Cecília Meirelles, Jorge Amado e Graciliano Ramos. Na lista desse mês, esses cânones ganham a companhia de mais um, até então inédito nos rankings do PublishNews. É que a obra O batalhão das letras (Companhia das Letrinhas), primeira escrita por Quintana para o público infantil acaba de estrear na Nielsen PublishNews, ocupando a posição de número 13 da Lista de Ficção.

A categoria é liderada por Amoras (Companhia das Letrinhas), do rapper Emicida e do ilustrador Aldo Fabrini. Em segundo, ficou As aventuras de Mike (Outro Planeta / Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Diglio. Por falar neste livro, é bom ressaltar que a sua versão econômica também estreou na lista, ocupando a posição de número 17. Prisioneiros da mente (Sextante), de Augusto Cury completa o pódio de Ficção.

Ainda falando sobre Ficção, outro destaque do ranking é Bom dia, Verônica (DarkSide), livro de Raphael Montes, Illana Casoy e Andrea Killmore, que deu origem à série homônima na Netflix. O volume ocupa a posição de número oito.

Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, lidera Não Ficção. Na sequência, dois padres-best-sellers. Na segunda posição, ficou As muralhas vão cair (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, e na terceira, Batismo de fogo (Planeta), do padre Marcelo Rossi.

O livro Memórias (Globo), de Xuxa Meneghel, é estreante na categoria, ocupando a posição de número 10.

O Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderada pelo Grupo Companhia das Letras e pela Planeta, que emplacaram seis títulos cada. A prata ficou dividida entre a Gente e a Sextante. Cada uma colocou quatro títulos na lista. Com três, a Buzz, a Ediouro e a Globo ficaram com o bronze. Grupo Editorial Record (com dois títulos), HarperCollins Brasil (2), Somos (2), DarkSide (1), Grupo Editorial Global (1), Pallas Editora (1), Rocco (1) e Senac São Paulo (1) também pontuaram.

[26/10/2020 10:30:00]