Roger Mello concorre ao Alma
PublishNews, Leonardo Neto, 23/10/2020
O escritor e ilustrador é o único brasileiro a compor a lista que inclui mais de 260 criadores e promotores da literatura infantil e juvenil de 69 países

Roger Mello, único ilustrador brasileiro a ter um prêmio Hans Christian Andersen, concorre mais uma vez ao Astrid Lindgren Memorial Award (Alma), um dos mais importantes prêmios da literatura infantil no mundo concedido pelo Conselho de Artes da Suécia. Ele é o único brasileiro a compor a lista que reúne mais de 260 criadores – entre escritores e ilustradores – e promotores da literatura infantil e juvenil de 69 países.

Esta é a sétima vez que Roger concorre ao Alma e a sexta que é indicado pelo próprio júri do prêmio. A única vez que não foi indicado pelo júri, ele concorreu com o endosso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Ele concorre com outros nomes que já possuem um Hans Christian Andersen: os escritores Maria Teresa Andruetto (Argentina) e Anthony Browne (Reino Unido) e os ilustradores Lisbeth Zwerger (Áustria), Květa Pacovská (República Tcheca), Jutta Bauer (Alemanha), Albertine (Suíça) e Quentin Blake (Reino Unido).

Outros nomes bastante conhecidos no Brasil estão na disputa como a escritora Yolanda Reyes (Colômbia), os ilustradores André Letyria (Portugal) e Catarina Sobral (Portugal) e as promotoras de leitura Silvia Castrillión Zapata (Colômbia) e Geneviéve Patte (França).

O vencedor, que leva pra casa o prêmio de 5 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 2,8 milhões), será conhecido no dia 13 de abril de 2021.

Caso vença, Mello será o segundo brasileiro a conquistar o prêmio. Lygia Bojunga foi a ganhadora da edição de 2004.

Clique aqui para conferir a lista completa de concorrentes.

Tags: ALMA, Roger Mello
[23/10/2020 10:10:00]