Grupo Companhia das Letras adquire Brinque-Book
PublishNews, Leonardo Neto, 23/10/2020
Valor da transação não foi divulgado. Editora comprada tem mais de 300 títulos no seu catálogo e Companhia das Letras promete manter a sua essência.

O Grupo Companhia das Letras convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (23) para anunciar a compra da Brinque-Book, editora fundada em 1990 por Suzana Sanson para publicar livros voltados para o público infantil e juvenil e que reúne mais de 300 títulos ativos no seu catálogo, incluindo Gildo, de Silvana Rando; Obax, de André Neves; O urso rabugento, de Nick Bland, e O Grúfalo, de Julia Donaldson e Axel Scheffler.

Gildo, personagem de Silvana Rando, vai agora para o Grupo Companhia das Letras
Gildo, personagem de Silvana Rando, vai agora para o Grupo Companhia das Letras
Esta é a segunda aquisição do Grupo Companhia das Letras nos últimos 12 meses. Em outubro de 2019, a empresa que tem a Penguin Random House como sócia-majoritária adquiriu a Zahar.

Luiz Schwarcz, CEO do conglomerado que reúne ainda selos como Objetiva, Alfaguara, Suma, Fontanar e Paralela, salientou que não se trata de um processo com pretensão de hegemonia de mercado. “É um processo afetivo, quase amoroso e, principalmente, muito respeitoso”, disse aos jornalistas.

Suzana, visualmente muito emocionada, declarou que a Brinque-Book foi um filho que agora ganha asas e vai para a maior editora do Brasil. “Temos o mesmo DNA. Não poderia estar indo para melhores mães, para melhor casa”, disse. A editora deve participar da transição nos próximos seis meses.

Ao assumir a Brinque-Book, o Grupo Companhia das Letras conquista um trio de editoras voltadas para o público infantil composto ainda por Companhia das Letrinhas e Pequena Zahar. Julia Schwarcz, publisher dos selos infantis da casa, observou que são catálogos complementares. A Brinque-Book se consolidou como um player importante entre os leitores em idade pré-escolar, lacuna nunca preenchida pela Companhia das Letrinhas, por exemplo.

Julia ressaltou ainda que há uma preocupação em manter as identidades dos três selos. “A gente quer honrar e manter o trabalho tão lindo que a Suzana construiu nesses 30 anos. A gente vai fazer a Brinque [Book] voar”, prometeu. Elisa Zanetti se manterá como editora do selo.

Para 2021, o Grupo Companhia das Letras programa colocar no mercado cerca de 75 títulos infantis, sendo 21 da Brinque-Book.

O valor da transação não foi divulgado por uma política da empresa.

[23/10/2020 11:50:00]