As obras de não ficção que estão por vir
PublishNews, Redação, 07/10/2020
O PN reuniu alguns dos livros de não ficção comprados pelas editoras nos últimos meses e que serão publicados em breve

Nos primeiros meses da pandemia e um cenário de incertezas no mercado editorial, muitas editoras suspenderam ou adiaram seus lançamentos, apostaram nos fundos de catálogo e colocaram em prática outras estratégias para continuar seus negócios. Mas desde agosto as casas editoriais começaram a retomar seus lançamentos e esse processo se inicia com a compra de direitos de obras internacionais. O PublishNews fez um apanhado e reuniu alguns dos negócios fechados nos últimos meses, focando, primeiramente, nas obras de não ficção.

A Intrínseca comprou os direitos de Breath, de James Nestor, que fala sobre a importância de se respirar corretamente. Na obra, o jornalista revira as pesquisas e crenças mais antigas para mudar a visão do leitor sobre a nossa função mais básica. A editora também detém os direitos de How to Lead: Wisdom from the World's Greatest CEOs, Founders, and Game Changers, de David M. Rubenstein, um manual de liderança que apresenta os princípios e as filosofias orientadoras de Bill Gates, Jeff Bezos, Ruth Bader Ginsburg, Warren Buffett, Oprah Winfrey e muitos outros por meio de conversas sobre suas vidas e carreiras notáveis. E Let us dream: The path to a better future, do Papa Francisco. No livro o líder religioso explica por que devemos - e como podemos - tornar o mundo mais seguro, mais justo e mais saudável para todas as pessoas.

Com diversos livros sobre personalidades da música, a Belas Letras continua a apostar no segmento e adquiriu os direitos de Journals, caderno de letras e diário pessoal de Kurt Cobain, cantor da banda Nirvana; Confess, livro de memórias Rob Halford, vocalista do Judas Priest; e White line fever, biografia de Ian Fraser Kilmister, vocalista do Motorhead. A obra tem previsão de lançamento nos EUA para o segundo trimestre de 2021.

Em 2018, a Todavia publicou a obra de Bob Woodcard, Medo: Trump na Casa Branca, que trazia detalhes da rotina do atual presidente dos EUA. Agora, a editora comprou os direitos de Raiva, que traz detalhes sobre o governo de Trump em 2020, enfrentando o coronavírus. A obra já está em pré-venda e será lançada em novembro.

Já a Faro detém os direitos de The Rodchenkov Affair, do Dr. Grigory Rodchenkov, ex-diretor do laboratório nacional antidopagem da Rússia. No livro ele conta como derrubou o império secreto de doping na Rússia.

A Zahar comprou os direitos do novo livro de Roman Krznaric, The good ancestor. No livro, o filósofo explica seis maneiras práticas de retreinar nossos cérebros para salvar nosso futuro. E a Companhia das Letras adquiriu os direitos de A swin in a pond in the rain, de George Saunders, autor de Lincoln no limbo. No novo trabalho, Saunders guia o leitor através de sete contos clássicos russos que ele tem ensinado por 20 anos como professor no programa de redação criativa de pós-graduação da Syracuse University e discorre sobre o que faz grandes histórias funcionarem e como se tornar um escritor e leitor melhor.

A Record adquiriu os direitos de Twilight of democracy, novo de Anne Applebaum que explica por que as elites nas democracias de todo o mundo estão se voltando para o nacionalismo e o autoritarismo; e Sentient: How emoticons shaped the word. Na obra, o Dr. Richard Firth-Godbehere explica como o comportamento emocional ao longo da história moldou a civilização humana.

A Pensamento detém os direitos da enciclopédia ilustrada Healing fingertips, de Alexis Brink e que oferece tratamentos rápidos e holísticos para 80 doenças comuns diferentes.

Em 2019, a Academia publicou a obra Arrume sua cama, do autor best-seller do New York Times, William H. McRaven. Agora, a Planeta comprou os direitos de The hero code: Lessons learned from lives well lived, descrito como "um livro inspirador sobre as qualidades dos heróis do dia a dia".

E a Sextante tem agora a obra Looking back life was beautiful, inspirada na conta do Instagram @drawings_for_my_grandchildren, dos avós coreanos Chan e Marina. A editora comprou também o livro Ask for more, de Alexandra Carter. Na obra, a autora acredita que ao fazer perguntas melhores, você obtém melhores respostas e melhores resultados em qualquer negociação e fornece ainda as ferramentas para trazer clareza e perspectiva para qualquer discussão importante. Por fim, Effortless, segundo livro de Greg McKeown, autor de Essencialismo, também entrou para o catálogo da editora.

Tags: deals
[07/10/2020 11:00:00]