Os seis finalistas do Booker Prize 2020
PublishNews, Talita Facchini, 15/09/2020
Dentre os autores selecionados estão Tsitsi Dangarembga, publicada por aqui pela Kapulana, e Maaza Mengiste, com livro publicado pela Record. Vencedor será conhecido no dia 17/11.

O Booker Prize, um dos mais tradicionais prêmios literários do mundo, divulgou na manhã desta terça-feira (15) a lista dos seis finalistas da sua edição de 2020. Com Hilary Mantel, duas vezes vencedora do prêmio, fora da disputa, a lista conta com os autores Diane Cook, Avni Doshi e Brandon Taylor, dos EUA; o escocês Douglas Stuart; Maaza Mengiste, nascida na Etiópia e Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue. Outro destaque é que dos seis livros finalistas, quatro foram publicados por editoras independentes.

Dangarembga é autora de This mournable body, terceiro romance da trilogia que começou com Condições nervosas, publicado por aqui pela Kapulana. A obra acompanha a personagem principal Tambudzai, que vivia em um albergue em más condições e que está ansiosa com suas perspectivas depois de deixar um emprego estagnado. A trilogia traz discussões sobre machismo, religião e colonialismo, e como esses três fatores se entrelaçam para construir uma sociedade altamente opressora e limitante para as mulheres e as pessoas que vivem na pobreza.

Outra autora publicada por aqui é Maaza Mengiste, que está entre os finalistas com The shadow king. Ambientado na Etiópia em 1935, o livro explora o poder feminino e o que significa ser uma mulher na guerra.

Também estão na disputa as obras The new wilderness, de Diane Cook, um romance de estreia sobre a batalha de uma mãe para salvar sua filha em um mundo devastado pela mudança climática; e Burnt sugar, de Avni Dosh, que se passa em Dubai e retrata uma história de amor e de traição sobre mãe e filha.

Os outros dois livros na disputa são Shuggie Bain, conto de estreia de Douglas Stuart sobre um menino lidando com o vício do álcool de sua mãe e Real life, de Brandon Taylor. A obra é centrada em um estudante de bioquímica que, ao longo de um fim de semana, tem que lidar com traumas do passado e com o futuro.

O vencedor levará para casa um prêmio no valor de 50 mil libras e será conhecido no dia 17 de novembro.

Confira a lista completa.

The new wilderness, de Diane Cook (Oneworld Publications)
This mournable body, de Tsitsi Dangarembga (Faber & Faber)
Burnt sugar, de Avni Doshi (Hamish Hamilton, Penguin Random House)
The shadow king, de Maaza Mengiste (Canongate Books)
Shuggie Bain, de Douglas Stuart (Picador, Pan Macmillan)
Real life, de Brandon Taylor (Originals, Daunt Books Publishing)

Tags: Booker Prize
[15/09/2020 10:10:00]