Cultura apresenta nova versão do seu plano de recuperação judicial e suspende assembleia de credores
PublishNews, Redação, 02/09/2020
Novo encontro está marcado para o próximo dia 14. Novo plano prevê deságio de até 60% e pagamento do saldo remanescente em 70 parcelas trimestrais, com carência de 24 meses.

A pedido da Livraria Cultura, a assembleia geral de credores realizada nesta quarta-feira (02) foi suspensa e remarcada para o próximo dia 14, com credenciamento a partir das 11h30 e início da reunião agendado para às 13h. A suspensão foi aprovada por 90,9% dos créditos presentes na reunião. Também nesta quarta-feira, a empresa apresentou um novo aditivo do plano de recuperação judicial.

A principal novidade do aditivo é em relação à classe Fornecedores Incentivadores 3. São classificados nesta categoria aqueles que forneçam produtos essenciais à manutenção das atividades da livraria e que se comprometem a manter o fornecimento de forma contínua e ininterrupta pelo prazo de pelo menos 18 meses consecutivos. Para credores que já estavam classificados como Fornecedores Incentivador 1 ou 2 na versão anterior do plano, a empresa propõe um deságio de 30% do valor principal registrado na homologação do plano. Credores quirografários ou credores ME (micro empresa) ou EPP (empresa de pequeno porte) que não estavam classificados como Incentivador 1 ou 2 também poderão optar por se tornar Fornecedores Incentivadores 3 agora. Para estes, a Cultura propõe deságio de 60%. Os saldos remanescentes serão quitados em 70 parcelas trimestrais, com a primeira delas a ser paga após a carência de 24 meses.

Outra novidade importante que apareceu na nova versão do plano é a instituição de um “Bônus de Adimplência”. O plano prevê que o montante equivalente a 95% do crédito quirografário será objeto de amortização progressiva, se a Cultura cumprir integralmente todas as obrigações estabelecidas neste novo plano. Caso a empresa esteja inadimplente na data do pagamento da parcela trimestral, ela perderá o direito a este bônus.

Caso o credor ME ou EPP não se encaixe nas condições de Fornecedor Incentivador 3, a empresa propõe um deságio de 50% e o saldo remanescente seja pago em 15 parcelas trimestrais, com carência de 12 meses.

Pela nova proposta, créditos de pequeno valor, até R$ 6 mil, serão pagos em 12 parcelas mensais, sendo a primeira em 90 dias contados a partir da homologação do plano.

Por fim, o aditivo prevê mecanismos para novos ajustes ao plano, por entender que a extensão da crise provocada pela pandemia e as suas consequências são imprevisíveis.

Clique aqui para baixar a nova versão do plano de recuperação judicial da Livraria Cultura.

[02/09/2020 15:55:00]