Segundo volume da trilogia de 'Escravidão' será lançado só em 2021
PublishNews, Redação, 27/08/2020
Laurentino Gomes, autor da obra, justificou a decisão por conta da pandemia e o cancelamento da Bienal do Livro de SP

Laurentino Gomes na Bienal do Livro Rio 2019 | © Divulgação
Laurentino Gomes na Bienal do Livro Rio 2019 | © Divulgação

A Globo Livros e o escritor e jornalista Laurentino Gomes anunciaram nesta quarta-feira (26) que o segundo volume da trilogia Escravidão foi adiado. Por conta da pandemia do novo coronavírus e o cancelamento da Bienal do Livro de São Paulo, a obra que chegaria aos leitores no segundo semestre deste ano, será agora lançada em 2021, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

"Foi uma decisão difícil, longamente discutida com meus editores, mas é também a mais correta e responsável neste momento incerto e delicado em que vivemos", justificou o autor. “Meus lançamentos, em geral, são acompanhados de uma intensa agenda de viagens pelo Brasil com sessões de autógrafos, bate-papos, palestras e presença em escolas, algo que seria inviável acontecer neste ano. Adiar o lançamento é, portanto, um sinal de respeito e cuidado com os leitores, livreiros, professores, estudantes e todas as pessoas envolvidas nesse processo".

O segundo volume de Escravidão cobre um período de cem anos, entre a descoberta de ouro em Minas Gerais, no início do século XVIII, e a chegada da corte de Dom João ao Rio de Janeiro, em 1808. É uma sequência do primeiro livro, lançado na Bienal do Rio de Janeiro de 2019, no qual Laurentino se dedicou aos acontecimentos relacionados ao início da escravidão africana no Atlântico, entre o primeiro leilão de escravos em Portugal, no ano de 1444, e a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Escravidão – volume 1 vendeu 72 mil exemplares em 2019 e até o momento, 33.504 cópias em 2020 sendo o livro mais vendido na categoria Não Ficção da Lista Anual do PublishNews.

O terceiro e último volume, agora também adiado para 2022, ano do Bicentenário da Independência, se debruçará sobre o século XIX, o nascimento do Brasil como Estado-Nação, o movimento abolicionista e o término formal da escravidão com a Lei Áurea de 13 de maio de 1888.

[27/08/2020 06:00:00]