Tempo para florescer
PublishNews, Leonardo Neto, 21/08/2020
Livro de Flora Victória, ‘especialista em florescimento humano’, estreia na lista, ocupando a terceira posição do Ranking Geral

Livro de Flora Victória, ‘especialista em florescimento humano’, estreia na lista, ocupando a terceira posição do Ranking Geral | © Divulgação
Livro de Flora Victória, ‘especialista em florescimento humano’, estreia na lista, ocupando a terceira posição do Ranking Geral | © Divulgação
Na semana passada, a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews teve um pico, com a chegada de O sol da meia-noite (Intrínseca), o novo livro da saga Crepúsculo de Stephenie Meyer. Na comparação com a semana anterior, a lista cresceu 64% e o livro foi o primeiro a ultrapassar a marca semanal de 10 mil exemplares vendidos em 2020. O título continua liderando o Ranking Geral, mas com níveis relativamente mais modestos. Vendeu 3.920 exemplares. No entanto, os números gerais da lista apresentaram nova variação positiva, cresceram 13% em relação à semana passada. Boa parte disso veio da Lista Infantojuvenil, que cresceu 90%, impulsionada pelos boxes de Harry Potter (Rocco), com 2.723, e Anne de Green Gables (Ciranda Cultural), com 2.490. Negócios (+21%) e Autoajuda (+19%) também colaboraram para este aumento.

E vem de Autoajuda o destaque desta semana: O tempo da felicidade (HarperCollins), terceiro colocado do Ranking Geral, com 2.973 exemplares vendidos na sua estreia. O livro foi escrito por Flora Victoria, que se apresenta "trocadilisticamente" como “especialista em florescimento humano”. Em O tempo da felicidade, a autora defende a ideia do “sabático da felicidade”, tempo para que o leitor dedique-se a si mesmo em busca de construir a sua própria felicidade. Parece que muita gente está precisando desse momento!

O novato divide o pódio ainda com Pai rico, pai pobre (Alta Books), de Robert T. Kiyosak, que vendeu 3.330 nessa semana e ocupa a segunda posição do Ranking Geral.

Quem não apareceu no pódio dessa semana, mas também merece destaque é Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill. O livro fechou esta semana como o primeiro colocado na Lista Anual Parcial, ultrapassando A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, bicampeão do Prêmio PublishNews. Na semana, foram mais 1.640 cópias vendidas, número suficiente para colocar o título na posição de número sete do Ranking Geral.

Além do livro de Flora Victoria, a lista trouxe outras sete novidades. Também em Autoajuda, estreou Meu livro da consciência (Gente), de Tadashi Kadomoto, ocupando a 18ª posição, com 232 cópias vendidas.

Na 19ª de Negócios, veio Easy life (Alta Books), de Kim Scott, com 268. Também na 19ª posição, só que da lista de Infantojuvenil, apareceu Nimona (Intrínseca), de Noelle Stevenson, com 267.

Em Ficção, os estreantes foram: A pequena sereia e o reino das ilusões (DarkSide), de Louise O’Neill, na 16ª, com 260, e o box Os 77 melhores contos de Grimm (Nova Fronteira), na 19ª, com 228.

Completando o time de estreantes, Rita, help! (Panelinha), de Rita Lobo, pontuou na 14ª posição da Lista de Não Ficção, com 188.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 14 títulos nessa semana. A Sextante ficou com a prata, com 11. O bronze ficou dividido entre o Citadel Grupo Editorial e a Intrínseca, com oito cada.

[21/08/2020 10:20:00]