EUA: Entidades do livro alertam sobre a concentração da Amazon
PublishNews, Redação, 18/08/2020
Carta assinada pelas principais entidades representativas do setor ao Congresso fala em ‘vantagem extraordinária [da Amazon] sobre seus concorrentes, fornecedores, clientes, governo e público’

Amazon | © Divulgação
Amazon | © Divulgação

Três das principais entidades do livro nos EUA - a Association of American Publishers , a Authors Guild e a American Booksellers Association – enviaram uma carta endereçada ao deputado David Cicilline, presidente do subcomitê Antitruste da Câmara, alertando sobre “a escalada de operação” da Amazon. Para os representantes dos editores, livreiros e autores, a gigante da Seattle exerce “uma vantagem extraordinária sobre seus concorrentes, fornecedores, clientes, governo e público”.

O Congresso norte-americano investiga a alta concentração -- e, em muitos casos, o monopólio -- exercido por gigantes da tecnologia. Em audiência histórica, no fim de julho, os CEOs da Amazon, Facebook, Google e Apple foram sabatinados pelos congressistas. Na ocasião, Cicilline concluiu que estas empresas “têm poder demais” e defendeu regulação mais rígida e até que fossem obrigadas a vender parte de suas operações para amenizar a concentração.

Na carta enviada ao congressista, as entidades observam que “a estrutura competitiva da indústria editorial foi fundamentalmente alterada nos últimos anos e continua sob sério risco devido ao poder concentrado e à influência de uma empresa em particular: a Amazon”.

Especialista ouvido pelo Publishing Perspectives estima que a Amazon domina a metade do mercado de livros físicos e, pelo menos, três quartos das vendas de e-books.

A íntegra da carta pode ser lida clicando aqui.

Tags: Amazon, EUA
[18/08/2020 09:40:00]