Publicidade
Publicidade
Os detalhes da candidatura de SP à Capital Mundial do Livro
PublishNews, Leonardo Neto, 17/08/2020
Podcast do PublishNews desta semana recebe Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais da cidade de SP, para falar dos planos de transformar a capital paulista em Capital Mundial do Livro em 2022

Desde março, um comitê especial prepara a candidatura da cidade de São Paulo para o título de Capital Mundial do Livro em 2022, reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Se escolhida, a cidade de São Paulo fará companhia a cidades como Madri, Alexandria, Athenas, Buenos Aires, Sharjah e Kuala Lampur, além de assumir uma série de compromissos com o incentivo à leitura.

Quem encabeça esta iniciativa é a secretaria de Relações Internacionais da capital paulista, liderada por Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, um velho conhecido do mercado editorial e ex-titular da gerência de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews.

Na conversa gravada na última quinta-feira (13), Luiz Alvaro contou que saiu da CBL para assumir o cargo de secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo com o projeto de candidatura à Capital Mundial do Livro debaixo do braço. Já tinha essa ideia em mente.

Com o lema DiverCIty: many stories, one city!, a candidatura foi orientada pela diversidade – de pessoas, culturas, de gêneros, étnico-racial, sexual, social, política e de pensamento. Duas efemérides ancoram a candidatura: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência do Brasil. “Os dois fatos históricos aconteceram aqui na cidade de São Paulo”, observa Luiz Alvaro. “A gente usa isso como uma alavanca para a candidatura por entender que foram dois momentos de mudança muito forte cultural e de pensamento na cidade e tudo isso passou pelo livro, mudou a produção editorial”, completou.

Luiz Alvaro faz suspense com a programação proposta na candidatura, mas adianta que a Bienal Internacional do Livro, marcada para acontecer em 2022; o Festival da Biblioteca Mário de Andrade e o programa Minha Biblioteca, que compra exemplares para compor acervos pessoais dos alunos da rede municipal de ensino, estão dentro deste programa.

Além disso, ele observou que a composição das atividades deverá ser feita em conjunto com a iniciativa privada e que os diversos equipamentos públicos da capital paulista deverão ter programações alusivas à iniciativa, podendo, inclusive, integrar a programação da Virada Cultural e do Carnaval de 2022. “A ideia é que a gente chame essa grande coletividade cultural da cidade para que ela entenda o momento de promoção do livro, mas o livro como uma ponta de lança para promover a economia criativa da cidade e trabalhe essa temática nas mais diferentes frentes”, comentou.

Segundo Luiz Alvaro, São Paulo concorre com Guadalajara (México), Medellín (Colômbia) e Istambul (Turquia).

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
Vera Holtz
The Umbrella Academy: a série e o livro
O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho
A coisa mais linda
Podcast da Tag - Haruki Murakami
Hiroshima
Boca a boca
Somebody feed Phill

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Às vezes, penso comigo mesmo: por que comecei a escrever?
Luiz Vilela
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar