O ‘Sol da meia-noite’ brilha na lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 14/08/2020
Novo livro da saga ‘Crepúsculo’, de Stephenie Meyer, vende mais de 12 mil exemplares na semana de estreia. É a primeira vez em 2020 que um livro ultrapassa a marca semanal de 10 mil cópias vendidas.

Stephenie Meyer é a autora da saga 'Crepúsculo'
Stephenie Meyer é a autora da saga 'Crepúsculo'
Sol da meia-noite, novo livro de Stephenie Meyer, é, seguramente, uma das grandes apostas do ano para a Intrínseca. O retorno ao universo de Crepúsculo era muito esperado pelos fãs da série que se tornou uma febre entre jovens leitores. Desta vez, a história é contada pelo ponto de vista do vampiro Edward Cullen, interpretado nos filmes da franquia por Robert Pattinson, recém-anunciado como o novo Batman em filme que sairá no ano que vem. Sol da meia-noite provocou um frisson na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Chegou ocupando o primeiríssimo lugar do Ranking Geral, com 12.287 exemplares vendidos na semana de estreia. Fazia tempo que a lista não via um número tão gordo no seu topo. É a primeira vez em 2020 que o primeiro colocado ultrapassa a marca dos 10 mil exemplares vendidos numa semana, importante dizer.

Robert Pattinson viveu o vampiro Edward nos cinemas. 'Sol da meia-noite' é narrado sob o ponto de vista do personagem
Robert Pattinson viveu o vampiro Edward nos cinemas. 'Sol da meia-noite' é narrado sob o ponto de vista do personagem
Isso provocou uma inflada nos números gerais da lista, que cresceram 64% na comparação com a semana passada. Ficção, categoria na qual o livro está justamente cadastrado, cresceu 346%. Importante dizer que todas as outras categorias também se avolumaram nesta mesma base de comparação: Infantojuvenil (53%), Não Ficção (36%), Autoajuda (23%) e Negócios (13%).

Sol da meia-noite divide o pódio do Ranking Geral com Mais espero que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 2.088, e Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, com 1.702, Sobre o clássico da autoajuda de Napoleon Hill, ele está a 502 exemplares de distância de A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), até o momento, campeão de vendas de 2020.

Além de Sol da meia-noite, a lista apresentou outras seis novidades. Negócios abriga quatro delas. Na 14ª posição, apareceu a edição comemorativa aos dois milhões de exemplares vendidos de Os segredos da mente milionária (Sextante), com 270 exemplares vendidos. A edição tradicional do título de T. Harv Eker está na quinta posição da categoria, com 781 cópias. No 15º lugar, apareceu Empresas humanizadas (Alta Books), de David B. Wolfe, Jag Sheth e Raj Sisodia, com 15. Todo mundo mente (Alta Books), de Seth Stephens-Davidowitz, ficou no 18º, com 239, e Empatia assertiva (Alta Books), de Kim Scott, no 19º, com 228.

Em Infantojuvenil, está o box Os heróis do Olimpo (Intrínseca), de Rick Riordan. O título ocupa a quinta posição da categoria, com 306 exemplares vendidos. A vida não é útil (Companhia das Letras), de Ailton Krenak, completa o time de estreantes, ocupando a 17ª posição de Não Ficção, com 144.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 14 títulos nessa semana. A Intrínseca ficou em segundo, com 12. O terceiro lugar do pódio ficou dividido entre o Citadel Grupo Editorial e a Sextante, que emplacaram nove títulos cada.

[14/08/2020 10:20:00]