Novo livro de Patrícia Campos Mello é destaque da Lista dos Mais Vendidos dessa semana
PublishNews, Leonardo Neto, 07/08/2020
‘A máquina do ódio’ mostra como as redes sociais têm sido manipuladas por líderes populistas. Livro ocupa a posição de número 16 de Não Ficção.

Novo livro de Patrícia Campos Mello estreia na lista | © Kiko Ferrite / Divulgação
Novo livro de Patrícia Campos Mello estreia na lista | © Kiko Ferrite / Divulgação
Em 2018, poucos dias antes do segundo turno das eleições presidenciais, a jornalista Patrícia Campos Mello começou a publicar uma série de reportagens sobre financiamento de envio em massa de notícias falsas por meio de aplicativo de comunicação. Na maior parte dos casos, as mensagens beneficiavam o então candidato Jair Bolsonaro. Não tardou para que a jornalista fosse alvo de uma campanha de difamação e intimidação pela internet.

A experiência serviu de ignição para o seu novo livro: A máquina do ódio (Companhia das Letras), no qual a jornalista discute como as redes sociais têm sido manipuladas por líderes populistas e como as campanhas de difamação funcionam como uma censura e são especialmente voltadas contra jornalistas mulheres. Nesta semana, o livro estreou na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a posição de número 16 da categoria de Não Ficção. Foram 104 exemplares vendidos na semana de estreia.

Além do livro de Patrícia Campos Mello, a lista trouxe outras cinco novidades. A mais volumosa está em Autoajuda: O poder dos momentos (Alta Books), de Chip Heath e Dan Heath. Foram 276 cópias vendidas na semana, número suficiente para colocar o título na posição de número 14. Outro livro da Alta Books estreou em Negócios: Empresas que curam, de Raj Sisodia e Michael J. Gelb, ocupando a posição de número 18, com 237.

Em Não Ficção, apareceu pela primeira vez Confessionário e novena a São Miguel Arcanjo (Loyola), ocupando o 18º lugar, com 102. Completando o time de estreantes, duas novidades ficaram empatadas na lanterninha da Lista de Ficção: Deixada para trás (Faro Editorial), de Charlie Donlea, e Pra você que teve um dia ruim (Outro Planeta), de Victor Fernandes. Cada um vendeu 97 cópias.

Mudanças importantes no Ranking Geral. DNA da cocriação (Gente), de Elainne Ourives, líder da Lista nas últimas seis semanas, desapareceu sem deixar rastro. Isso abriu espaço para que o clássico da autoajuda Mais espero que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, assumisse a liderança, com 1.925 exemplares vendidos. Aqui importante observar novamente que o título está cada vez mais próximo de alcançar o topo da Lista Parcial Anual. Já foram 68.596 cópias vendidas ao longo de 2020, muito próximo de A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), líder anual até aqui, com 70.226. Voltando a falar da semana, Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, ficou em segundo, com 1.879, e O milagre da manhã (BestSeller / Record), que andava meio sumido do pódio, voltou para ocupar a terceira posição, com 1.059.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista apresentaram queda de 15%. Autoajuda (-24%) e Infantojuvenil (-19%) foram as categorias com maior variação negativa. Nenhuma delas cresceu nesta base de comparação.

O Grupo Companhia das Letras é líder absoluto do Ranking Geral das Editoras, com 16 títulos emplacados na semana. Esse número é o dobro dos ocupantes da segunda posição: Citadel Grupo Editorial e Sextante. A HarperCollins e a Rocco, com sete títulos cada, completam o pódio.

[07/08/2020 09:40:00]