A segunda morte da opinião pública
PublishNews, Redação, 31/07/2020
Publicado pela Summus, livro analisa como o encolhimento da imprensa e o uso crescente das redes sociais por governantes podem degradar o ambiente informativo e degradar a democracia

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour, diretor executivo da CBN, analisa o cenário no livro Jornalismo em retração, poder em expansão (Summus, 120 pp, R$ 40). Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Um livro para quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia. O prefácio é assinado por Eugenio Bucci.

[31/07/2020 07:00:00]