Biografia de juízes que inspiraram Moro aparece na lista
PublishNews, Leonardo Neto, 17/07/2020
‘Morte a Vossa Excelência’, biografia de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, ocupa a quinta posição do Ranking Geral. A Perspectiva, Cecília Meireles e Vitor Hugo também estrearam na lista desta semana.

Borsellino e Falcone, ambos assassinados pela máfia Cosa Nostra em 1992, são temas de um dos títulos que estreou na Lista dos Mais Vendidos desta semana | © Tony Gentile / Wikipedia
Borsellino e Falcone, ambos assassinados pela máfia Cosa Nostra em 1992, são temas de um dos títulos que estreou na Lista dos Mais Vendidos desta semana | © Tony Gentile / Wikipedia
No início do mês, a Citadel colocou no mercado o livro Morte a Vossa Excelência, biografia dos juízes italianos Giovanni Falcone e Paolo Borsellino escrita pelo jornalista norte-americano Alexander Stille. O livro traz prefácio do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, que fez questão de registrar a data em que o escreveu: 22 de abril de 2020, mesmo dia da última reunião ministerial de que participou.

Falcone foi um juiz que se tornou um símbolo da luta contra a máfia na Itália até ser morto (junto com a sua família), em 1992 pela máfia siciliana Cosa Nostra. Borsellino seria o sucessor natural de Falcone, mas também foi morto – da mesma forma trágica e pelo mesmo grupo – pouco tempo depois. Os assassinatos deram início à Operação Mãos Limpas, que, como se sabe, inspirou o juiz brasileiro na condução da Lava-Jato.

Nesta semana, o livro estreou na Lista dos Mais Vendidos, ocupando o primeiríssimo lugar de Não Ficção, com 914 unidades vendidas. Este número garantiu também a quinta posição do Ranking Geral, que segue liderado por DNA da cocriação (Gente), de Elainne Ourives, com 5.695. Desde o seu lançamento, há quatro semanas, as livrarias participantes da lista já venderam quase 35 mil cópias deste título, que já é o quinto livro mais vendido do ano. Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, com 1.928, e Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, com 1.625, completam o pódio da semana.

Além de Morte a Vossa Excelência, a lista trouxe outras seis novidades. Três delas também em Não Ficção: Quaresma de São Miguel (Fons Sapiens), de Gilson Sobreiro, ocupando a sétima posição, com 403 exemplares vendidos; O genocídio do negro brasileiro (Perspectiva), de Abdias Nascimento, na 14ª, com 232, e Lugar de fala (Pólen), de Djamila Ribeiro, na 20ª, com 183. Importante destacar aqui que o livro de Abdias Nascimento marca a estreia da Perspectiva, editora criada por Jacó e Gita Guinsburg, na lista.

Em Ficção, duas estreias duplas, canônicas e de peso. Pela primeira vez nos dez anos da história da lista, apareceu um livro de Victor Hugo. A edição da Martin Claret de Os miseráveis estreou ocupando a posição de número 16, com 171 cópias vendidas na semana. A outra novidade é Romanceiro da Inconfidência (Global), de Cecília Meireles. É a primeira vez que a autora aparece na lista semanal do PublishNews (já tinha pontuado na Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos, com o infantil Ou isto ou aquilo, também editado pela Global). Foram 168 exemplares, garantindo a posição de número 17 da lista de Ficção.

Em Negócios, aparece a última novidade da semana: O jeito Peter Lynch de investir (Benvirá), dos investidores Peter Lynch e John Rothchild. O título ficou no 19º lugar da lista, com 240.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 12 títulos na semana. A prata ficou dividida entre o Citadel Grupo Editorial e a Rocco, que emplacaram nove títulos cada. A Sextante levou o bronze, com oito.

[17/07/2020 10:50:00]