Temas relacionados ao racismo, negritude ou questões raciais estão em alta na Lista
PublishNews, Leonardo Neto, 03/07/2020
Dos 20 títulos que compõem a Lista de Não Ficção, oito são relacionados ao tema, incluindo o estreante ‘Racismo estrutural’, de Silvio Almeida

Professor e jurista Silvio Almeida estreia na Lista dos Mais Vendidos, com 'Racismo estrutural', livro que marca também a estreia da editora Pólen na Lista dos Mais Vendidos
Professor e jurista Silvio Almeida estreia na Lista dos Mais Vendidos, com 'Racismo estrutural', livro que marca também a estreia da editora Pólen na Lista dos Mais Vendidos

No último dia 22, o professor e jurista Silvio Almeida participou do Roda Viva, programa de debates da TV Cultura, e logo a hashtag #SilvioAlmeidaNoRodaViva ficou em primeiro lugar dos trending topics do Twitter no Brasil. Ele estava ali para apresentar seu novo livro, Racismo estrutural (Pólen), que alcançou nesta semana a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Foram 257 cópias, número suficiente para garantir a décima posição da Lista de Não Ficção. No livro, Silvio, que é doutor em Filosofia e Teoria do Direito da USP e presidente da Fundação Luiz Gama, discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira. O livro marca também a estreia da editora Pólen na Lista dos Mais Vendidos.

Temas relacionados ao racismo, negritude ou questões raciais estão em alta na Lista. Dos 20 títulos mais vendidos em Não Ficção, oito são relacionados ao tema, incluindo o Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, que segue liderando a categoria com 824 cópias vendidas; Como ser antirracista (Alta Books), de Imbram X. Kendi, na quarta posição, com 424, e Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (Astral Cultural), de Maya Angelou, na 13ª, com 180. Os dois últimos são estreantes nesta semana.

O Ranking Geral segue liderado por DNA da cocriação (Gente), de Elainne Ourives. Foram mais 9.854 exemplares vendidos nessa semana. Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, ficou em segundo, com 2.530 e Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, completa o pódio, com 1.245.

Por falar em Mais esperto que o diabo, o livro já é o segundo mais vendido de 2020, encostando em A sutil arte de ligar o foda-se, bicampeão do Prêmio PublishNews, na categoria Livro Mais Vendido no Ano (2018 e 2019). Até agora, foram 58.696 exemplares vendidos do título de Napoleon Hill, contra 66.286 do de Mark Manson.

Voltando a falar das novidades da semana, em Ficção, estrearam três títulos: na nona posição, apareceu Tank girl (Astral Cultural), de Jamie Hewlett e Alan Martin, com 252; na 17ª, Pra você que sente demais (Outro planeta), de Victor Fernandes, com 135 e na 19ª, O duque e eu (Arqueiro), de Julia Quinn, com 130.

Em Negócios, mais dois: Fake (Alta Books), de Robert T. Kiyosak, em 14º, com 251, e Switch (Alta Books), de Chip Heath e Dan Heath, em 15º, com 250.

A Sextante lidera o Ranking Geral das Editoras, com 12 títulos emplacados na semana. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo, com 11, e a Rocco, em terceiro, com nove.

[03/07/2020 10:50:00]