Protagonismo negro na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/07/2020
Ana Maria Gonçalves, Djamila Ribeiro, Emicida e Machado de Assis são destaques da Lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias brasileiras

Na edição do último dia 15, o PublishNews chamou a atenção para a escalada de Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, na Lista dos Mais Vendidos daquela semana. Nesta edição, voltamos a falar sobre este livro, que conquistou o segundo lugar de Não Ficção da Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pelo instituto de pesquisa.

E essa crescente nas vendas do Pequeno manual antirracista vem acompanhado de outros títulos que tratam sobre as questões raciais e colocam a negritude em posição de protagonismo. Na mesma lista de Não Ficção, Djamila novamente aparece com Quem tem medo do feminismo negro? (Companhia das Letras), ocupando a posição de número 20.

As temáticas também aparecem em Ficção. Na terceira posição, por exemplo, está Amoras (Companhia das Letrinhas), do rapper Emicida. No infantil, ele mostra a importância de os negros se reconhecerem no mundo e se orgulharem de quem são, desde criança e para sempre. Na 15ª posição desta mesma categoria, voltou a aparecer Um defeito de cor (Record), de Ana Maria Gonçalves, que conta a história de Kehinde, uma idosa cega e à beira da morte que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas.

Ainda em Ficção, estreou a edição de Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicada pela coleção L&PM Pocket. O título, escrito pelo baluarte da literatura brasileira – não por acaso, negro –, ocupa a posição de número 19.

O Ranking das editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou nove títulos nesse mês. O Grupo Editorial Record ficou em segundo, com cinco e a Planeta, em terceiro, com quatro. Buzz (com 3 títulos), Globo (3), HarperCollins (3), Sextante (3), Gente (2), Somos Educação (2), Ediouro (1), Intrínseca (1), L&PM (1), Nós (1), Papirus (1) e Rocco (1) também pontuaram.

[01/07/2020 10:30:00]