Companhia das Letras cria fundo de R$ 400 mil para socorrer pequenas livrarias
PublishNews, Redação, 1º/06/2020
Dinheiro deverá ser usado para cobrir folha de pagamento de livrarias independentes

As pequenas livrarias independentes constituem um dos elos mais frágeis da cadeia distributiva do livro e elas foram duramente atingidas pela pandemia da covid-19. Para piorar a situação, a burocracia e a lentidão dos processos têm impedido às pequenas livrarias o acesso aos créditos oferecidos pelo governo federal e pelos grandes bancos. Foi pensando nelas que o Grupo Companhia das Letras criou um fundo de R$ 400 mil que vai auxiliá-las neste momento. O fundo destina-se exclusivamente para o financiamento da folha de pagamento dessas pequenas livrarias. Com isso, a editora espera evitar o desemprego de muitos livreiros.

A Companhia informa que as regras do fundo foram discutidas com as livrarias pequenas de todo o país e que as condições de financiamento são melhores do que as apresentadas pelo mercado.

Esta não é a primeira ação do Grupo Companhia das Letras para socorrer pequenos livreiros. No início da pandemia, a empresa colocou à disposição de livrarias o seu serviço de logística e ainda criou um e-book gratuito orientando esses profissionais sobre como atuar nas vendas on-line, e ainda renegociou dívidas das pequenas e médias livrarias.

Em nota enviada à redação do PublishNews, o Grupo Companhia das Letras reafirma “sua fé no livro em seus diferentes formatos e acredita que, sem as pequenas as livrarias, a diversidade de opinião em um país que oficialmente despreza sua produção cultural fica seriamente comprometida”.

[01/06/2020 12:00:00]