Melhora a resolução da Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 15/05/2020
Chegada do Submarino à lista faz número de vendas saltar e deixa a lista dos mais vendidos um pouco menos embaçada

Travessa Ipanema - foto intencionalmente embaçada
Travessa Ipanema - foto intencionalmente embaçada

As listas dos mais vendidos são o retrato de um momento. Cada uma tem a sua metodologia e o seu recorte. A do PublishNews funciona assim: os varejistas que a compõem nos enviam os seus números e nós os consolidamos em uma base única e publicamos. Portanto, o que o nosso assinante vê semanalmente é a somatória simples desses números.

Nesta semana, como anunciamos na edição desta quinta-feira, nós demos as boas-vindas ao Submarino, que passa, a partir de agora, a fazer parte do rol de varejistas que informam as suas vendas na composição do ranking.

A novidade ajudou volume de vendas a apresentar um salto importante de 126% em relação à semana passada. É claro que é comparar laranjas com abacaxis, mas o importante é que agora o retrato desse momento passa a ter um pouco mais de resolução.

Os volumes, no entanto, ainda estão bem abaixo dos apurados antes do início das medidas de isolamento social. Só para ter uma base de comparação, na lista dos mais vendidos do dia 28 de fevereiro os três títulos que ocupavam o pódio somavam 10.988. Agora, nessa semana, mesmo com o incremento das vendas do Submarino, essa soma é de 5.004.

Mas vamos aos destaques da lista dessa semana. No topo do Ranking Geral ficou Ouse ser diferente (Buzz), de Pedro Superti, com 2.136 cópias vendidas no período. Todo santo dia (Literare Books), de Andrezza Carício, que na semana passada estava em terceiro lugar com 920 cópias subiu para segundo, com pouco mais do que o dobro: 1.848. Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill completa o pódio, com 1.020.

A lista trouxe 14 novidades nessa semana. Em Ficção, para começar, foram quatro. Ocupando a quinta posição, ficou o box da trilogia O senhor dos anéis (HarperCollins), de J. R. R. Tolkien, com 273 exemplares vendidos. Outra trilogia reunida em uma coleção que aparece na lista é Como eu era antes de você, de Jojo Moyes. O volume ficou na oitava posição, com 235 cópias vendidas. A soma de todos os beijos (Arqueiro), de Julia Quinn, ficou em 16º lugar, com 176, e Um lugar bem longe daqui (Intrínseca), de Delia Owens, fecha a lista, em 20º, com 149.

Outras quatro novidades apareceram em Não Ficção. O Devocionário e novena a Santa Rita de Cássia (Loyola) ficou na oitava posição da categoria, com 300 exemplares vendidos. O período de apuração dessa lista coincide com a semana que antecedeu o Dia das Mães. Isso talvez explique a estreia de Mãe, me conta a sua história? (Sextante), de Elma Van Vliet, que ficou na 12ª colocação, com 218 cópias vendidas. O livro de colorir Selva mágica (Sextante), de Johana Basford, é outro estreante da categoria, ocupando a 19ª posição, com 124. Aqui vale observar que a lista trouxe outros quatro livros de colorir da autora. É a quarentena fazendo o leitor brasileiro relembrar 2015. Por fim, ainda falando de Não Ficção, apareceu na lanterninha da categoria Lady killers- Assassinas em série (DarkSide), de Tori Telfer, com 123 cópias vendidas.

Em Autoajuda, o estreante foi A favela venceu (Buzz), de Rick Chesther. Foram 233 cópias vendidas na semana, número suficiente para colocar o título na 16ª posição.

Infantojuvenil trouxe mais cinco novidades. Com 243 cópias, o box Percy Jackson e os olimpianos (Intrínseca), de Rick Riordan, ocupa a sexta posição. A prometida (Seguinte), de Kiera Cass, ficou em nono, com 139. Dois livros de Sarah J. Maas estrearam na categoria: Corte de espinhos e rosas (Galera Record) ficou em 12º, com 169, e Corte de névoa e fúria (Galera Record) em 14º, com 129. O box Jogos vorazes (Rocco Jovens Leitores), de Suzanne Collins, completa o time de estreantes, ocupando a 17ª posição, com 124 cópias vendidas.

O Ranking Geral das Editoras volta a ser liderado pela Sextante, que emplacou 17 títulos na lista. A Rocco ficou em segundo com dez e a Intrínseca, em terceiro, com oito.

[15/05/2020 11:00:00]