Saraiva anuncia fechamento de sete lojas
PublishNews, Redação, 13/05/2020
Comunicado enviado aos colaboradores anunciou a decisão. Outras 12 lojas também podem fechar as portas nos próximos meses.

Na última terça (12), a Saraiva enviou um comunicado aos seus colaboradores anunciando o fechamento de sete lojas. A varejista explica que, o fechamento das unidades desde 23 de março, "a geração de receita deixou de acontecer".

A varejista explicou no comunicado que, apesar de ter adotado inúmeras medidas, como renegociação de pagamentos, suspensão de contratos e redução de jornada para garantir a sustentabilidade do negócio, o fechamento foi inevitável. "É um momento extremamente difícil de enfrentar e sabemos que impactará muitos que nos ajudaram a chegar até aqui. Mas precisamos ser racionais e buscar equalizar os custos", diz o documento.

A decisão de quais lojas fechar teve como critério os resultados de venda x o custo operacional, portanto fecham as portas no decorrer de maio e junho as lojas do Shopping Conjunto Nacional (DF), Mega Diamond (BH), Park Shopping Canoas (RS), Park Shopping São Caetano (SP), Shopping Metro Santa Cruz (SP), Mooca Plaza Shopping (SP) e Shopping Vila Olímpia (SP).

Outras 12 lojas estão com seus contratos em negociação e também podem fechar, são elas: Botafogo Praia Shopping (RJ), Boulevard Londrina Shopping (PR), Shopping Eldorado (SP), Shopping Center Norte (SP), Mega Ouvidor (RJ), Shopping Recife (PE), Moinhos Shopping (RS), RioMar Shopping (PE), Iguatemi Salvador (BA), Shopping ABC (SP), Ilha Plaza Shopping (RJ) e Shopping Recreio (RJ).

O fechamento das lojas vem depois de a Justiça ter determinado a devolução de mais de um milhão de exemplares que estavam consignados por editoras na varejista. Há relatos que lojas que ficaram completamente depenadas depois da retirada destes exemplares. "Parece até que estamos desmontando a loja", disse um funcionário responsável pela devolução que pediu para não ser identificado. "O valor restante dos livros que sobraram nas lojas não dá nem pra pagar o aluguel", completou este mesmo funcionário.

A Saraiva também publicou esta semana o seu relatório mensal de atividades (RMA) referente ao mês de março, onde apresentou um prejuízo de R$ 14,4 milhões. Para conferir o relatório completo, clique aqui.

[13/05/2020 14:45:00]