Os vencedores da edição de Primavera do Goncourt 2020
PublishNews, Talita Facchini, 11/05/2020
Prêmio antecipou o anúncio dos vencedores para ajudar as livrarias francesas que retomam suas atividades nesta segunda-feira

Maylis Besserie | © Gallimard
Maylis Besserie | © Gallimard
A Academia Goncourt anunciou nesta segunda-feira (11) os vencedores do Prêmio Goncourt 2020, o mais importante da literatura francófona. O anúncio foi antecipado para dar suporte às livrarias francesas que retomam suas atividades hoje, depois de dois meses de portas fechadas. Na categoria Romance, o vencedor foi Le Tiers Temps, da autora Maylis Besserie (foto ao lado). Na obra, o personagem Samuel Beckett, que se encontra em um lar de idosos, se lembra dos episódios e das pessoas que marcaram sua vida.

Em Conto, o prêmio foi para a autora Anne Serre com o livro Au cœur d'un été tout en or. Com publicação prevista para maio e integrando a coleção Bleue, o livro reúne histórias comuns, com personagens influenciados por nomes conhecidos como Liz Taylor, Musset, Beckett e colocadas sob o signo de Lewis Carroll. E em Biografia venceu o livro Hugo Pratt, trait pour trait, de Tierre Thomas. Um ensaio sobre a arte de Hugo Pratt, criador do personagem de quadrinhos Corto Maltese.

Na categoria Poesia, que não teve os finalistas anunciados, venceu Michel Deguy, poeta, ensaísta e criador do Po&sie, uma revista fundada em 1977 que publica trimestralmente poesias de todas as formas e que abriu espaço para poetas de outros países.

[11/05/2020 08:00:00]