Frankfurt será ‘uma experiência completamente diferente’, promete Juergen Boos
PublishNews, Redação, 11/05/2020
Em entrevista, diretor geral da Feira do Livro de Frankfurt faz reflexões sobre o futuro próximo do maior evento de negócios do livro no mundo

Juergen Boos é diretor da Feira do Livro de Frankfurt | © Jonas Ratermann / Frankfurter Buchmesse
Juergen Boos é diretor da Feira do Livro de Frankfurt | © Jonas Ratermann / Frankfurter Buchmesse
“Nosso mundo mudou e não voltará a ser ao que era antes”. Essas foram as palavras usadas por Juergen Boos para explicar que a Feira do Livro de Frankfurt – dirigida por ele – será “uma experiência completamente diferente”. Ele disse isso na semana passada, em entrevista a Ed Nawotka, jornalista do Publishers Weekly, transmitida pela página do grupo Publishers without Borders no Facebook. Boos observou que a equipe da Feira está buscando maneiras de combinar experiências reais e virtuais. Essas mudanças serão reveladas no mês que vem, mas o diretor já adiantou que partes como a cerimônia de abertura e a conferência de imprensa deverão ser realizadas a distância.

O diretor da maior feira de negócios do livro no mundo – que no ano passado reuniu mais de 302 mil visitantes – reafirmou que mantém a data de realização do evento para os dias entre 14 e 18 de outubro.

Juergen disse que está ciente de que, mesmo que o evento ocorra presencialmente, nem todos poderão ir até Frankfurt, já prevendo uma segunda onda de contaminação do novo coronavírus.

Entre as medidas pensadas pela organização estão a possibilidade de uso de outros pavilhões da Frankfurter Messe e levar alguns eventos para outros espaços da cidade. Ao espalhar a feira, ele espera que haja menos aglomerações, explicou. Disse ainda acreditar que a “era das editoras que ocupam grandes estandes provavelmente acabou”.

Um dos setores que Juergen estuda tirar de dentro da Frankfurter Messe é o LitAg, o centro nervoso da feira, onde os negócios acontecem. Como bem lembrou Stefano Mauri, CEO do grupo italiano Mauri Spagnol, os agents center “são, por definição, o pesadelo dos epidemiologistas”. No ano passado, esse espaço da Feira de Frankfurt – composto por centenas de mesas coladas umas nas outras – recebeu 780 agentes que realizaram milhares de reuniões com outros milhares de editores. Nesse novo espaço pensado por Boos, os organizadores teriam a chance de dar um espaçamento maior entre as mesas.

Ainda falando sobre o futuro da Feira, Boos disse que o evento precisa estreitar seus relacionamentos com outras indústrias de entretenimento, como o cinema, a TV e a música. “A propriedade intelectual está no centro das indústrias criativas e o comércio de propriedade intelectual é o ponto central da feira”, disse.

Bolonha

Na semana passada, a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha fez a sua edição 2020 pelos meios virtuais. Mais de 60 mil pessoas “passaram” pelo evento que, no ano passado, reuniu cerca de 30 mil visitantes. O agent center de Bolonha aconteceu a distância, reunindo cerca de 500 editores que tiveram a chance de conhecer mais de 20 mil títulos. As reuniões, um a um, aconteceram via plataformas virtuais.

[11/05/2020 10:00:00]