Mil e uma oportunidades
PublishNews, Leonardo Neto, 07/05/2020
Feira do Livro de Sharjah, marcada para acontecer em novembro, abre inscrições para profissionais

Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, quer deixar um legado à humanidade. Esse legado está intrinsecamente ligado ao mundo das artes e conquistou da Unesco o título de Capital Mundial dos Livros em 2019.

O emirado se consolidou nos últimos anos como uma importante porta de entrada do livro para o mundo árabe. Em 2017, inaugurou o Sharjah Book City, um enorme complexo que funciona como uma zona franca do livro, reunindo editores, agentes, impressores, distribuidores, operadores logísticos e toda sorte de serviços do livro que recebem uma subvenção estatal para se instalarem e se manterem no emirado.

Ali também acontece um dos mais importantes eventos literários do mundo árabe, a Feira Internacional do Livro de Sharjah, que no ano passado reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas, conquistando um lugar no Guinness Book ao realizar a maior sessão de autógrafos registrada no mundo, com 1.502 autores assinando seus livros simultaneamente.

Ainda falando da última edição, a feira reuniu cerca de dois mil editores de 81 países na sua Publishers Conference, programação de três dias que antecede a abertura da feira. Durante as manhãs, acontecem debates e discussões acerca da indústria editorial global e, no período da tarde, há rodada de negócios entre editores de todo o mundo.

Sharjah mantém um fundo de apoio à tradução que distribui bolsas para todos os negócios fechados durante o evento, independente de qual seja a natureza da operação: seja compra ou venda, independente da língua original ou qual seja a língua a ser traduzida.

Tudo isso faz de Sharjah um grande palco para os negócios do livro.

A edição 2020 está prevista para acontecer entre os dias 4 a 14 de novembro e a organização da feira já abriu inscrições para a Publishers Conference que antecede a abertura da feira e deverá acontecer entre 1º e 3 de novembro. Profissionais que lidam com direitos internacionais podem se candidatar para estarem presentes na programação profissional da feira até o dia 20 de junho. Para isso, devem acessar o site da feira, se cadastrar e preencher o formulário de inscrição on-line. Os selecionados podem receber um “pacote de hospitalidade”. Nos anos anteriores isso incluía passagem aérea, hospedagem e alimentação, além dos traslados entre hotel, feira e eventos externos. O resultado com os nomes dos selecionados para o programa sai em meados de outubro.

Tags: Sharjah 2020
[07/05/2020 10:00:00]