Entre clássicos e contemporâneos
PublishNews, Leonardo Neto, 07/05/2020
Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos no Brasil, traz uma mistura boa entre autores canônicos e contemporâneos

Clarice Lispector, Ana Maria Gonçalves, Graciliano Ramos, Aline Bei e Guimarães Rosa
Clarice Lispector, Ana Maria Gonçalves, Graciliano Ramos, Aline Bei e Guimarães Rosa

Desde 2015, os nossos assinantes têm acesso aos autores nacionais mais vendidos em livrarias, lojas de autoatendimento e supermercados brasileiros. Os nomes aparecem na Lista Nielsen PublishNews publicada mensalmente. Em abril, a Lista de Ficção veio recheada de figurões da literatura nacional, com destaque para a onipresente Clarice Lispector, que ocupa o terceiro lugar da categoria, com A hora da estrela (Rocco). Todos os contos (Rocco), também da autora, aparece na posição de número 12. Outros dois autores do cânone literário brasileiro figuraram na lista com dois títulos: Graciliano Ramos que ocupa a quarta posição com Angústia (Record) e a 14ª, com Vidas secas (Record) e João Guimarães Rosa que aparece com o estreante Campo geral (Global), na 13ª.

Mas nem só dos autores já absolutamente consagrados vive a lista. O quinto lugar, por exemplo, é ocupado por A realidade de Madhu (Novo Século), de Melissa Tobias, que estreia na Lista Nielsen PublishNews. O peso do pássaro morto (Nós), de Aline Bei, estreou em 17º lugar e Um defeito de cor (Record), de Ana Maria Gonçalves, fechou o mês de abril na 20ª posição da categoria.

Quem domina a lista esta semana é O fim em doses homeopáticas (Globo Alt). O livro de Igor Pires traz mais uma coletânea de textos poéticos sobre as fases que perpassam os relacionamentos e que garantiu o primeiríssimo lugar da lista. Pires também é coautor de Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente: Onde dorme o amor (Globo Alt) que aparece logo em seguida. Já a versão autografada de O fim em doses homeopáticas ficou na nona posição da lista.

Não Ficção é liderada por Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro. Seja foda! (Buzz), de Caio Carneiro, ficou em segundo e Especialista em pessoas (Academia), de Thiago Brunet fechou o mês em terceiro.

A categoria também trouxe uma novidade. Na quarta posição, apareceu Histórias lindas de morrer (Sextante), de Ana Claudia Quintana Arantes e na 17ª, Faça fortuna com ações (CLA Editora), livro de Décio Bazin.

A Sextante lidera o Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews de abril com cinco títulos. A Buzz, Globo, o Grupo Companhia das Letras, o Grupo Editorial Record e a Planeta ocupam o segundo lugar com quatro obras cada. Ediouro, Gente, HarperCollins Brasil e Rocco ocupam a terceira posição, cada uma com duas obras na lista.

CLA Cultura (3), Grupo Editorial Global (1), Intrínseca (1), Melhoramentos (1), Nós (1), Novo Século (1) e Somos Educação (1) também pontuaram.

[07/05/2020 11:00:00]