Prêmio Goncourt anuncia seus finalistas de 2020
PublishNews, Talita Facchini, 06/05/2020
Em apoio aos livreiros, prêmio decidiu antecipar o anúncio dos vencedores para o dia 11/05, dia previsto para volta das atividades de comércio na França

O Prêmio Goncourt, o mais importante da literatura francófona, anunciou os finalistas da sua edição de 2020 nas categorias Romance, Conto e Biografia. Em romance, os escolhidos foram Maylis Besserie com o livro Le tiers temps, no qual um senhor irlandês conta sua história e seus últimos dias no lar de idosos onde reside; Anne Pauly, autora de Avant que j’oublie, que acompanha uma filha que após a morte do pai, visita a casa em ruínas que ele deixou. Enquanto separa seus pertences, ela revisita as memórias que teve com seu pai.

A terceira finalista na categoria é a autora Constance Rivière com o livro Une fille sans histoire. A obra conta a história de uma mulher que inventa ser vítima dos ataques terroristas de novembro de 2015 em Paris, dizendo ser companheira de um homem morto a tiros na ocasião. A história de uma impostora e que aborda a necessidade de existir na mídia.

Para apoiar os livreiros afetados economicamente pelo novo coronavírus, os jurados do Goncourt decidiram antecipar o anúncio dos vencedores para o dia 11 de maio, mesmo dia em que está prevista a reabertura do comércio no país. A programação inicial era que o anúncio só saísse em junho. No mesmo dia, também será conhecido o poeta premiado.

Confira a lista completa dos finalistas:

Romance

Le Tiers Temps (Gallimard), de Maylis Besserie,
Avant que j’oublie (Verdier), de Anne Pauly
Une fille sans histoire (Stock), de Constance Rivière

Conto

Lénine à Chamonix (Paulsen), de François Garde
Nouvelles, version intégrale (Au Diable Vauvert), de Vincent Ravalec
Au cœur d'un été tout en or (Mercure de France), de Anne Serre

Biografia

Chamfort ou la subversion de la morale (Cerf), de Jean-Baptiste Bilger
Jacques Rigaut le suicidé magnifique (Gallimard), de Jean-Luc Bitton
Les frères Goncourt (Fayard), de Jean-Louis Cabanès et Pierre Dufief
Les infréquentables frères Goncourt (Tallandier), de Pierre Ménard
Hugo Pratt, trait pour trait (Grasset), de Thierry Thomas

[06/05/2020 06:00:00]