Brazilian Publishers aposta em matchmakings virtuais
PublishNews, Redação, 28/04/2020
Projeto setorial de incentivo à exportação de conteúdos editoriais lançou aplicativo pelo qual editores brasileiros poderão encontrar colegas internacionais interessados em fazer negócios

Matchmaking presencial entre editores | © Divulgação
Matchmaking presencial entre editores | © Divulgação

Os principais eventos de negócios da indústria do livro foram suspensos em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Os que ainda não foram adiados ou cancelados, são dúvida. A Feira do Livro de Frankfurt (14 a 18/10), por exemplo, declarou que deverá tomar a decisão de manter ou não a sua programação original no mês de junho, quando poderá ter uma "imagem mais clara" da situação.

Um dos compromissos de editores e agentes literários que frequentam essas feiras é a participação de reuniões com outros grupos compostos também por editores e agentes internacionais. São os chamados matchmakings. O Brazilian Publishers (BP) — projeto setorial resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que visa a promoção do conteúdo editorial em mercados estrangeiros — é o responsável por organizar diversos desses matchmakings nas feiras para onde segue com delegações ou estandes coletivos.

Diante da impossibilidade de realizar estes encontros presencialmente, o BP acaba de lançar um aplicativo que está disponível no Google Play ou na Apple Store. Por ele, será possível a participação de matchmakings virtuais.

Uma primeira rodada de negócios está aberta até o dia 30 de abril e conta com 35 editoras internacionais de países como EUA, Canadá, América Latina e China, já inscritas na plataforma. Deste primeiro matchmaking, poderão participar todos os associados da CBL, participante ou não do BP. Há previsão ainda de outras duas rodadas de negócios, para os meses de maio e junho, quando somente associados ao BP poderão participar.

Funciona assim. Depois de se cadastrarem na plataforma, os usuários devem solicitar a participação no matchmaking. Até o dia 2 de maio, esta função está disponível para todos os associados da CBL. Quando forem liberados pela equipe do BP, os participantes terão acesso à lista dos editores internacionais participantes da rodada. Ao encontrar uma casa que atenda ao seu perfil, pode solicitar uma reunião. Automaticamente, é disparado um e-mail para o editor internacional que fará a marcação da reunião em um ambiente virtual de sua preferência, fora do app do BP.

A partir do dia 15 de maio, editores internacionais poderão também fazer convites a editores brasileiros via app.

Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e do BP, acredita que este será um caminho viável diante da situação atual. "Conseguimos assim continuidade ao trabalho de internacionalização de nossos autores e livros brasileiros e criar oportunidades de negócios sem os editores saírem de casa”, comenta.

Além das reuniões, o app traz notícias e um um guia prático com dicas para quem quer participar da internacionalização do mercado editorial brasileiro.

Editores associados à CBL têm desconto de 50% no primeiro mês de filiação ao BP até o mês de maio. Para mais informações e inscrições no programa, escrever para Laila Soares no e-mail laila@cbl.org.br.

[28/04/2020 06:00:00]