Prêmio Aeilij revela seus ganhadores de 2020
PublishNews, Redação, 22/04/2020
Rita Carelli, Anabella López, Tania Alexandre Martinelli e Marcelo Velasco são os criadores que levaram o prêmio concedido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil

A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) revelou os ganhadores do Prêmio Aeilij 2020. Na categoria Literatura Infantil, o livro vencedor foi Minha família Enauenê (FTD), escrito por Rita Carelli e ilustrado por Anabella López. No livro, a autora narra, em tom autobiográfico, como foi a sua experiência na tribo dos Enauenê-Nauê, mostrando as dificuldades com os novos costumes e os prazeres da convivência. O projeto gráfico e ilustrações de López traz colorido vibrante que remete à cultura indígena.

Na categoria Literatura Juvenil, o vencedor foi Estou aqui se quiser me ver (Moderna), de Tânia Alexandre Martinelli. O livro faz um mergulho na vida de uma família de classe média alta visto pelo olhar de um adolescente de 15 anos. A ética na vida pública e nas relações humanas tem papel primordial nesta novela juvenil, que não foge a questões difíceis, numa linguagem que dialoga com as dinâmicas complexas do crescimento: do estabelecimento de relações afetivas às possibilidades diárias de diálogo entre pessoas de uma mesma família.

Por fim, a categoria Conjunto de Ilustrações foi para Motosblim, a incrível enfermaria de bicicletas (Entrelinhas), ilustrado por Marcelo Velasco. O livro de Aclyse de Mattos se passa na rua 13 de junho, em Cuiabá. É ali que Névio Lotufo e sua turma brincam, jogam bola e pedalam. O texto rimado de Mattos se casa com as ilustrações de Velasco, que consegue reconstruir os cenários da Cuiabá dos anos 1960.

[22/04/2020 10:22:00]