As finalistas do Women's Prize
PublishNews, Talita Facchini, 22/04/2020
Prêmio anunciou as seis autoras finalistas da sua 25ª edição. Bernardine Evaristo e Hilary Mantel figuram a lista.

O Women’s Prize, anunciou as seis finalistas da sua edição de 2020. Concedido anualmente à melhor obra de ficção escrita por mulheres, o prêmio – que também possui um júri exclusivamente feminino – tem entre as finalistas, autora Bernardine Evaristo, vencedora do último Booker Prize, junto com Margaret Atwood. Evaristo concorre com a obra Girl, woman, other, que acompanha um elenco de doze personagens em suas viagens e procuras pessoais pelo Reino Unido nos últimos cem anos.

Quem também figura na lista dos finalistas é a autora Hilary Mantel, que já venceu o Man Booker Prize duas vezes. Este ano, ela concorre com The mirror and the light, último livro da trilogia Thomas Cromwell, que acompanha os últimos anos do personagem que veio do nada e chegou ao poder. Por aqui, Mantel tem livros publicados pela Record e a Todavia se prepara para publicar a trilogia Wolf Hall, escrita pela autora.

As autoras Angie Cruz, Jenny Offill, Maggie O’ Farrell e Natalie Haynes completam a lista.

Cruz concorre com o livro Dominicana, que conta a história de uma adolescente que imigra para Nova York na década de 1960 e consegue encontrar sua voz no mundo. Já Jenny Offill concorre com seu terceiro romance, Weather, que faz uma reflexão sobre a vida moderna.

Maggie O’ Farrell é finalista com Hamnet, obra que reimagina a história do filho de Shakespeare, que morreu com 11 anos. Ela também é autora de Existo, existo, existo, publicado por aqui pela Dublinense. E Haynes integra a lista das seis finalistas com o livro A thousand ships, que reconta a história da Guerra de Troia sob uma perspectiva feminina.

Martha Lane Fox, presidente do júri, disse que escolher as finalistas foi uma tarefa difícil. “Estamos todos vivendo tempos difíceis, tristes e complexos, de modo que histórias incríveis oferecem esperança, um momento de fuga e um ponto de conexão agora mais do que nunca", completou. Para comemorar a 25ª edição do prêmio, o júri também criou o desafio #ReadingWomen, que pede que os leitores leiam as vencedoras das edições anteriores antes de uma votação pública que escolherá a “vencedora das vencedoras”.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o anuncio da vencedora – que levará o prêmio de 30 mil libras – foi adiado para o dia 9 de setembro.

[22/04/2020 08:00:00]