Agenda de Lives
PublishNews, Redação, 22/04/2020
O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social

Atenção: Esta página não será mais atualizada. Com a volta dos eventos presenciais, o PN decidiu criar uma página juntando todos os eventos, sejam eles presenciais ou virtuais. A nova Agenda de Eventos está disponível no topo da página inicial do site do PublishNews.


Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 04 A 10 DE ABRIL

*Evento presencial* Lançamento do livro 'O dia em que voltamos de Marte'
No sábado, Tatiana Roque lança o livro O dia em que voltamos de Marte. Publicação do selo Crítica da Editora Planeta, a obra apresenta quatro séculos de história da ciência, relacionando-a a fatos políticos, filosóficos e sociais. O evento contará com bate-papo entre a professora, matemática e pesquisadora e o professor de filosofia da UFBA Daniel Peres seguido de sessão de autógrafos.
Quando? 09/04/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Planeta
Onde? Livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador (Alameda Euvaldo Luz, 92 - L2 - Horto Bela Vista - Salvador / BA)

Lançamento do livro 'Heresia'
A escritora e psicanalista Betty Milan faz live nesta terça-feira para falar sobre o novo romance que está lançando pela editora Record, em que focaliza o fim da vida e o modo como ele é tratado na sociedade ocidental. Heresia – Tudo menos ser amortal chega em um momento em que o ator Alain Delon decide pelo suicídio assistido, que pode servir de reflexão para outros que não desejem prolongar a própria vida quando isso significa mais sofrimento.
Quando? 05/04/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? Canal da Livraria Travessa no YouTube

*Evento presencial* Lançamento do livro 'E aí, medo?'
A Editora Hábito realiza o lançamento presencial do livro E aí, medo?', da escritora venezuelana Michelle Poler. Na obra, a empreendedora social e dona do canal “Hello Fears”, conta a jornada que compartilhou no YouTube sobre o desafio de enfrentar um medo por dia durante 14 semanas. Com objetivo de inspirar outras pessoas a saírem da zona de conforto, ela explica que o segredo não é ser destemido, e, sim, corajoso. Com uma escrita bem-humorada e intimista, o livro é um guia para aqueles que desejam viver com coragem.
Quando? 04/04/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Hábito
Onde? Livraria da Vila de Moema (Av. Moema, 493 - São Paulo / SP)



SEMANA DE 21 A 27 DE MARÇO

*Evento presencial* Lançamento do livro infantojuvenil 'O fantástico reino do corpo humano'
Neste livro, dedicado especialmente às crianças, mas que, certamente será útil também aos adolescentes, e por que não, aos pais, a Dra. Julieta Molina Batista, convida a todos a fazerem uma viagem para um Reino Fantástico: o seu Corpo! Através de seu texto e as ilustrações de Mariana H. R. Ostanik, a Dra. Julieta responde a perguntas, como: Você sabe onde começam e terminam seus pulmões? Ou, o que seu Intestino Grosso faz o dia todo, enquanto você vai pra escola? Nesta viagem, você acompanhará a pequena hemácia em uma grande aventura, dançará com o Sr. Cérebro, conhecerá uma bexiga que não é cheia de ar e desbravará com um grão de milho muito corajoso um caminho nunca antes explorado! Um livro único que vai te ensinar qual a melhor forma de cuidar desse lugar incrivelmente mágico! O resultado é a prova de que a Ciência pode ter graça, emoção e suspense.
Quando? 23/03/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Atheneu
Onde? Livraria Da Vila JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2.041 - Lojas 335/336 – Piso 2 – Itaim Bibi - São Paulo / SP)



SEMANA DE 14 A 20 DE MARÇO

Editora Trama completa um ano
A Editora Trama, que é parte do grupo Ediouro, está completando um ano neste mês de março. Em comemoração à data, uma live vai ao ar nesta quarta-feira. O evento contará com a participação dos influenciadores literários Alec Costa (@umbookaholic), Tamirez Santos (@resenhandosonhos), Victor Almeida (@victoralmeidap) e Juliana Oliveira (@ju_oliv), com mediação de Camila Lacerda. Na live, os melhores momentos da Trama em 2021, como o lançamento do clube de assinaturas Trama Box, serão relembrados, e os convidados vão comentar os livros e autores que consideram mais marcantes. Além disso, o público também poderá participar com perguntas aos convidados.
Quando? 16/03/2022
Quem organiza? Editora Trama / Ediouro
Onde assistir? Instagram da Trama (@editoratrama) e no canal do YouTube do grupo Ediouro



SEMANA DE 07 A 13 DE MARÇO

*Evento presencial* Lançamento do livro 'Bibliodiversidade e Preço do Livro. Da lei Lang à Lei Cortez'
Nesta quarta-feira, será lançado o livro Bibliodiversidade e Preço do Livro. Da lei Lang à Lei Cortez: Experiências e Expectativas em Toronto da Regulamentação Mercantil (1981 -- 2021). A organização da obra é de Marisa Midori Dealecto e colaboração de Patrícia Sorel e Lívia Kalil. O volume aborda a proposta de regulação do preço do livro, no momento em que o e-commerce amplia sua participação nas receitas do mercado editorial ao redor do mundo. Nesse contexto, traz ainda textos reflexivos sobre uma lei que pressupõe a regulação do preço do livro e reafirma a importância de valorizar a bibliodiversidade.
Quando? 09/03/2022, às 19h
Quem organiza? Ateliê Editorial
Onde? Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros, São Paulo / SP)

Boitempo promove programação gratuita em torno do Dia Internacional da Mulher
De 7 a 14 de março, a editora Boitempo realiza uma série de debates no Youtube em torno do 8M. Serão seis mesas que abordarão temas como as origens do 8 de março, trabalho reprodutivo, gênero, raça e classe, fascismo e marxismo, além do debate inaugural sobre a escritora Mary Wollstonecraft e o documento fundacional do feminismo, a obra Reivindicação dos direitos da mulher.
Quando? 07 a 14/03/2022, das 14h às 15h30
Quem organiza? Editora Boitempo
Onde assistir? Canal da Boitempo no YouTube



SEMANA DE 21 A 27 DE FEVEREIRO

Lançamento do livro 'Depois do Fim'
O escritor e youtuber Esdras Savioli estará ao vivo no canal do BiboTalk para falar sobre o lançamento do livro Depois do fim (Editora Vida) e vão gravar um podcast ao vivo sobre o tema.
Quando? 24/02/2022, às 17h
Quem organiza? Editora Vida e BiboTalk
Onde assistir? Canal do BiboTalk no YouTube

Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis
É fã da literatura de Machado de Assis ou quer saber mais sobre? Então, participe do Bate-Papo Literário Virtual SESI-SP com a temática do livro Mulheres de Machado (SESI-SP Editora). A live terá a participação do autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e da influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias.
Quando? 22/02/2022, às 19h30
Quem organiza? Equipe de Cultura SESI e SESI-SP Editora
Onde assistir? Canal do Centro Cultural Fiesp no YouTube



SEMANA DE 14 A 20 DE FEVEREIRO

Quintal da Língua Portuguesa recebe Vinícius Terra
O Instituto de Leitura Quindim retoma o projeto Quintal da Língua Portuguesa. Para iniciar os trabalhos de 2022 contará com a participação especial do músico e professor de português e literatura, Vinícius Terra, que discutirá sobre as interfaces culturais e artísticas do universo das obras literárias dos países que falam português.
Quando? 19/02/2022, às 14h
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Clique aqui



SEMANA DE 07 A 13 DE FEVEREIRO

O Baobá e as raízes da ancestralidade
A escritora Inaldete Pinheiro de Andrade, a ilustradora Ianah Maia e o selo Pequena Zahar convidam para o bate-papo Baobá – As raízes da ancestralidade, lançamento do livro: Uma aventura do velho Baobá, com mediação da escritora Ms. Kiusam de Oliveira. Uma alegoria que convida o leitor a refletir sobre ancestralidade, raízes culturais e a diáspora negra africana no Brasil. Quando um velho baobá nativo das savanas da África decide atravessar o oceano Atlântico para encontrar seus parentes em terras brasileiras, somos convidados a acompanhar seu deslocamento numa jornada tecida de encontros e momentos de grande emoção. Venha descobrir curiosidades do processo criativo da obra.
Quando? 11/02/2022, às 17h
Quem organiza? Companhia das Letras - Selo Pequena Zahar
Onde assistir? Canal LetrinhaZ

Bate-papo do lançamento do livro 'Cidade é patrimônio: uma viagem', da socióloga Lucia Lippi
Bate-papo entre a autora Lucia Lippi, o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães e o historiador Bernardo Buarque de Holanda para marcar o lançamento do livro Cidade é patrimônio: uma viagem/FGV Editora
Quando? 09/02/2022, às 18h
Quem organiza? FGV Editora
Onde assistir? Canal da FGV no YouTube



SEMANA DE 24 A 30 DE JANEIRO

Lançamento do livro 'O flagelo da economia de privilégios', do escritor e economista Fernando de Holanda Barbosa
O evento marca o lançamento do livro O flagelo da economia de privilégios. Além do autor, com mais de 50 anos de estudo na área, participarão do encontro os economistas Samuel Pessôa e Armínio Fraga, com mediação da jornalista Adriana Fernandes.
Quando? 27/01/2022, às 18h
Quem organiza? FGV Editora e escritor Fernando de Holanda Barbosa
Onde assistir? Canal da FGV no YouTube



SEMANA DE 17 A 23 DE JANEIRO

Debate sobre o livro 'Destransição, baby' com a autora Torrey Peters e Tatiana Vasconcellos
Na quarta, a Tordesilhas Livros transmitirá, ao vivo, um debate sobre o livro Destransição, baby, com a autora Torrey Peters e a jornalista Tatiana Vasconcellos, da CBN. As duas conversarão sobre a obra e responderão a perguntas dos leitores.
Quando? 19/01/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Tordesilhas
Onde assistir? No YouTube e Facebook da Tordesilhas



SEMANA DE 06 A 12 DE DEZEMBRO

Duas vezes mãe de gêmeos: a história
As gestações múltiplas representam de 1 a 2% de todas as gestações naturais. Um caso raro de duas gestações múltiplas, de geração natural, de univitelinos e em sequência, mereceria ser registrado e destacado por si só. Essa peculiaridade já basta para despertar o interesse no livro Duas vezes mãe de gêmeos: a história, de Ana Cláudia Vieira e Jerônimo Vieira. Bióloga, pós-graduada, professora, estudiosa da genética e do comportamento humano, e, como se não bastasse, duas vezes mãe de gêmeos, Ana Cláudia tem sua experiência com o universo gemelar descrita e esmiuçada nesse livro.
Quando? 08/12/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Instagram Literare Books (@literarebooks)

Desorientando: Um bate-papo sobre literatura turca
Esta semana a Tabla está com uma parceria especial com o perfil do @des.orientese para uma conversa chamada “desorientando a Turquia”. O bate-papo pretende “desorientar” alguns estereótipos sobre os países de origem dos livros e autores da editora. Dessa vez, a Turquia foi o país escolhido e o papo vai ser com Karime Cheiato e Samira Osman.
Quando? 08/12/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Tabla
Onde assistir? Instagram da Editora Tabla (@editoratabla)

Lançamento do livro 'O aluno que reinventou o tempo - vol. 2'
O autor Ronaldo de Melo Pereira e Scortecci Editora convidam para o lançamento virtual do segundo volume da Trilogia O aluno que reinventou o tempo - Viagem do século XXV ao começo da civilização. Uma ficção científica que o leitor conhece Merlin, um crononauta de 12 anos que passeia em viagens no tempo desde os primeiros séculos até o século XXV.
Quando? 07/12/2021, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Scortecci
Onde assistir? Zoom - Clique aqui



SEMANA DE 29 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO

Lançamento do livro 'Finanças para empreendedores e empresários'
Os autores Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel convidam para o evento de lançamento do livro Finanças para Empreendedores e Empresários – Como ter um negócio sustentável financeiramente. A live será apresentada pela jornalista Letícia Toledo, editora do portal Infomoney.
Quando? 30/11/2021, 19h
Quem organiza? Alta Books
Onde assistir? Canal da Finemp no YouTube

Lançamento 'Mapinguari': Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar
Evento de lançamento da HQ Mapinguari promove conversa com Angela Mendes, militante socioambiental e filha do líder seringueiro Chico Mendes. O biólogo Paulo Santos Lima Junior e os autores da HQ, André Miranda e Gabriel Góes, também participam do encontro.
Quando? 30/11/2021, às 19h
Quem organiza? FTD Educação e WWF-Brasil
Onde assistir? Canal da FTD Educação no YouTube



SEMANA DE 22 A 28 DE NOVEMBRO

Live lançamento 'Cartas de amor em despedida ou das cartas de amor que nunca mandei'
Bárbara Mazzola lança seu primeiro livro Cartas de amor em despedida ou das cartas de amor que nunca mandei em uma live no perfil da autora. O livro, escrito na forma de prosa poética, foi produzido de forma totalmente independente.
Quando? 27/11/2021, às 19h
Quem organiza? Bárbara Mazzola
Onde assistir? Instagram Bárbara Mazzola (@barbaramazzola)

Lançamento 'Soft Skills - vol. 2'
O livro Soft Skills - vol. 2: habilidades do futuro para o profissional do agora, publicado pela editora Literare Books International, terá o seu lançamento on-line. A obra possui a coordenação editorial de Lucedile Antunes e Marcel Spadoto. Dando continuidade ao sucesso do primeiro volume da série Soft Skills, eleito best-seller pela revista Veja, o volume II segue a mesma linguagem prática. Na obra, são apresentadas as soft skills que são e serão cada vez mais necessárias para você, que vive em um mundo incerto e em constante transformação.
Quando? 25/11/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Canal da Literare Books no YouTube

Cultura cigana será tema de Bate-papo Literário virtual e gratuito
Nesta quarta-feira, a autora Florencia Ferrari, do livro Palavra cigana (SESI-SP Editora), participará do Bate-papo Literário Virtual SESI-SP. Em destaque, estará a cultura cigana e a apresentação do referido livro que reúne seis contos especiais, os quais, de modo geral, falam sobre as tradições e crenças desse povo. O bate-papo terá também a participação da bibliotecária da rede escolar SESI-SP Evelyn Ruani e do professor da rede escolar SESI-SP Tiago Mariano Ferreira.
Quando? 24/11/2021, às 19h
Quem organiza? SESI-SP e SESI-SP Editora
Onde assistir? Canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp



SEMANA DE 08 A 14 DE NOVEMBRO

'Amor, luto e o que importa no final' - com Irvin D. Yalom
Depois de passar pela TSOL de Amsterdã e Berlim, Irvin Yalom - um dos maiores nomes da literatura e psicoterapia mundial, autor de Quando Nietzsche Chorou e A Cura de Schopenhauer - participa de uma conversa inédita, on-line e ao vivo com o psiquiatra, filósofo e professor da TSOL Brasil, Daniel Barros.
Quando? 11/11/2021, às 20h
Quem organiza? The School of Life (TSOL)
Onde assistir? Site da The School of Life

Homenagem a Cecília Meireles
Realizado pelo Grupo Editorial Scortecci, evento marca os 120 anos de nascimento da “inúmera” Cecília. O evento tem como objetivo homenagear a poeta, cronista, dramaturga, pintora, educadora e tradutora, Cecília Meireles (Rio de Janeiro, 7/11/1901 – 9/11/1964). Autora de vasta e intensa obra, em vários gêneros - poesia, crônica, teatro, literatura infantil -, integrante de movimentos de renovação educacional, fundadora da primeira biblioteca pública infantil do País, com livros e poemas traduzidos para vários idiomas e importantes prêmios recebidos no Brasil e no exterior, a “inúmera” Cecília é a primeira voz feminina de destacada expressão e uma das mais importantes poetas brasileiras. Seu imortal legado, reconhecido e admirado por gerações de leitores crianças e adultos, escritores e educadores, integra o patrimônio literário e cultural do País.
Quando? 10/11/2021, às 19h30
Quem organiza? Grupo Editorial Scortecci
Onde assistir? Zoom - ID de acesso: 725 467 53 53. Evento aberto e gratuito.

Lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2021
Os dois livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2021 serão lançados em evento virtual Na live, Fabio Horácio-Castro (O réptil melancólico) e Diogo Monteiro (O que a casa criou), ganhadores nas categorias Romance e Conto, apresentam suas obras ao público e falam sobre o processo criativo e a expectativa em relação ao ingresso no mercado editorial.
Quando? 08/11/2021, às 19h
Quem organiza? Sesc e Editora Record
Onde assistir? Facebook e YouTube do Prêmio Sesc



SEMANA DE 25 A 31 DE OUTUBRO

Especial HQs estrangeiras: Spirou, Blacksad e Valerian
Para encerrar a participação da SESI-SP Editora no Flipoços Noir com chave de ouro, a live será sobre quadrinhos estrangeiros de grande sucesso: Blacksad, Valerian e Spirou. Para falar sobre a temática, os convidados são: o jornalista Sidney Gusman, especialista no assunto; e Fernando Paz, tradutor de mais de 40 álbuns de histórias em quadrinhos. A mediação do bate-papo virtual será realizada pelo professor da rede escolar SESI-SP Tiago Mariano Ferreira. Se você é fã de quadrinhos, não fique de fora desse bate-papo! Esperamos você!
Quando? 28/10/2021, às 19h
Quem organiza? SESI-SP Editora
Onde assistir? Flipoços.com

Mercado de HQs
Zumbis, estranhos desaparecimentos e muitas aventuras! Se você procura por histórias com essas temáticas, aqui é o lugar certo! Essa também é uma das temáticas do Flipoços Noir. Se você quer aprender e descobrir mais sobre o mercado de HQ acompanhe o bate-papo com os autores Ronaldo Barata, das HQs Sobrenatural social clube – volumes 1, 2 e 3; e Marcelo Castro, do quadrinho The end. Essa live contará com mediação da bibliotecária da rede escolar SESI-SP Natalie Melo e participação do influenciador Renato Lebeau, do Instagram Impulso HQ.
Quando? 28/10/2021, às 17h30
Quem organiza? SESI-SP Editora
Onde assistir? Flipoços.com

Construção de HQs no Brasil
Já pensou como seria a mistura de arte surrealista com histórias em quadrinhos? Na SESI-SP Editora também há essa temática! Bem interessante, não é mesmo? Aliás, a construção de uma HQ, a definição do seu assunto, as imagens e tudo o que envolve a criação de um quadrinho é bem diferente do que você pode imaginar. Pensando nisso, foi organizado um bate-papo online sobre o assunto como parte da programação do Flipoços Noir que terá participação especial do ilustrador Gustavo Machado. Entre os seus incontáveis trabalhos, estão: a HQ Isto não é um assassino, publicada pela SESI-SP Editora; e a criação de vários personagens que marcaram gerações, como: Zé Carioca, Os Trapalhões, Mulan e Tarzan. Para acompanhar Machado no bate-papo virtual, estarão o bibliotecário da rede escolar SESI-SP Samuel Conceição e o influenciador digital Alan Nardi, do Instagram Alan Books.
Quando? 28/10/2021, às 16h
Quem organiza? SESI-SP Editora
Onde assistir? Flipoços.com

Encontro com Drummond
Realizado pelo Grupo Editorial Scortecci, recital literário marca os 119 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. O evento, que será realizado por meio virtual, com acesso público e gratuito, tem como objetivo homenagear o poeta, cronista, contista e tradutor, Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31.10.1902 – Rio de Janeiro, 17.8.1987). A obra de Drummond será rememorada e celebrada em recital com participação de escritores convidados, que lerão/declamarão textos do poeta. Ao final do evento, será sorteada caneca comemorativa dos 40 anos da Scortecci Editora.
Quando? 27/10/2021, às 19h30
Quem organiza? Grupo Editorial Scortecci
Onde assistir? Plataforma Zoom – ID de acesso: 725 467 53 53

Perspectivas da edição
A Editora UFSM realiza mais uma live do projeto Editoração em Debate. Os convidados desta vez são o produtor editorial Matheus Perez e o publicitário Alberto Schwanke, ambos com experiência na área da editoração com passagens pela PublishNews e Artmed/Grupo A, respectivamente.
Quando? 27/10/2021, às 17h
Quem organiza? Editora UFSM, Curso de Produção Editorial e Observatório Socioeconômico da Covid-19
Onde assistir? Facebook da Editora UFSM

Live de lançamento: 'O Caderno dos Pesadelos'
Histórias que não precisam de papel nem de palavras para existir, pois nascem em nós quando fechamos os olhos. Assim, são os contos que compõem O caderno dos pesadelos, do autor mexicano Ricardo Chávez Castañeda, que chega ao Brasil publicado pela SESI-SP Editora e terá seu lançamento online nesta quarta-feira, durante o evento Flipoços Noir – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, com foco na literatura de terror e suspense. Com a participação do tradutor André Caramuru Aubert, a live será aberta ao público e com transmissão ao vivo. O bate-papo terá também a participação da bibliotecária da rede SESI-SP Marilene da Silva Santos e da influenciadora digital Nina Brondi, do Instagram Mar de Histórias.
Quando? 27/10/2021, às 16h
Quem organiza? Sesi-SP Editora
Onde assistir? Site do Flipoços

Boas práticas entre editora e freelancers
A produção editorial de um livro envolve muitos profissionais, entre eles tradutor, preparador, revisor, diagramador, capista. Dado o alto volume da publicação de certas editoras, os freelancers se tornam profissionais fundamentais para atender essa grande demanda. Assim, com o objetivo de compreender o que envolve as tratativas entre editora e profissionais freelancers, do contato para a contratação do trabalho à entrega final, nesta entrevista Júlia compartilhará conosco sua experiência com o editorial e as práticas envolvidas no relacionamento com freelancers. Testes, avaliação, feedback e fluxo editorial estão entre os assuntos abordados.
Quando? 25/10/2021, às 19h30
Quem organiza? Amanda Moura Editorial
Onde assistir? Canal da Amanda Moura no Youtube

Catavento Summit
Catavento Summit vai reunir profissionais experientes no mercado editorial para compartilhar experiências e tendências na venda de livros on e off-line. Um evento cheio de informação e inspiração para o mercado livreiro e editorial, confiram os temas: - Estratégias de marketing digital para o livro - Conectando o mercado editorial - Como usar o algoritmo a seu favor - Dropshipping no mercado livreiro - Livecommerce no mercado livreiro - Adaptar-se é preciso: trajetória profissional em um mercado em transformação - Gerindo crises: reestruturação e superação da editora Astral Cultural. - Como montar um clube do livro de sucesso - Sobrevivendo e superando-se em meio à pandemia - Delivrory e a importância dos negócios locais - Mesa de debate: o presente e o futuro do livro.
Quando? 25 a 27/10/2021, às 17h às 21h
Quem organiza? Catavento Distribuidora
Onde assistir? Se inscreva gratuitamente clicando aqui. E assista no canal da Catavento no YouTube.

Lançamento livro 'Homo Integralis'
Nesta segunda, acontece a live de lançamento do livro Homo Integralis: uma nova história possível para a humanidade (LeYa Brasil), que marca a estreia da ambientalista Fe Cortez – idealizadora do projeto Menos 1 lixo – como escritora. Vai ser um papo com o escritor André Carvalhal. A obra conta com prefácio de André Trigueiro.
Quando? 25/10/2021, às 19h
Quem organiza? Menos 1 Lixo
Onde assistir? Instagram do Menos 1 Lixo (@menos1lixo)



SEMANA DE 18 A 24 DE OUTUBRO

Live de lançamento - 'Vencer 360º'
Se você tivesse uma mandala que o capacitasse a girar muitos pratos ao mesmo tempo... seria um benefício? Nesse livro o autor Dominic de Souza apresenta uma mandala que o ajudou e ajuda 360 graus, com um método para a aplicação de uma visão de planejamento estratégico na busca pelo equilíbrio na vida pessoal. Com histórias leves e bem-humoradas, Dominic conta como criou e aplicou essa metodologia na sua vida e com seus alunos de MBA há 15 anos.
Quando? 21/10/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Canal da Literare Books no YouTube

Lançamento do Livro 'Compreendendo as Cidades'
Leandro Medrano (FAUUSP), Anita Di Marco (tradutora), Camila D'Ottaviano (Presidente ANPUR-FauUsp) e Mônica Junqueira de Camargo (FAUUSP) debatem a importância da obra Compreendendo as Cidades, recém publicada em nossa coleção Urbanidades Fraturadas, que tem curadoria editorial de Leandro Medrano. Será transmitida uma apresentação do autor Alexander Cuthbert, preparada especialmente para estudantes e leitores brasileiros. (vídeo legendado em português).
Quando? 21/10/2021, às 19h30
Quem organiza? Editora Perspectiva
Onde assistir? Canal da Perspectiva no YouTube

Live 'Ler é uma viagem'
Thelma Miguel, autora do lançamento O Silêncio e o Grito, em pré-venda, bate um papo com a também escritora Simone Nasar sobe literatura, processo criativo e os temas abordados nos livros publicados por elas.
Quando? 20/10/2021, às 19h
Quem organiza? Simone Nasar
Onde assistir? Instagram da Thelma Miguel (@thelmamiguelescritora)

Inteligência Financeira para Editoras com André Castro
Para auxiliar na busca de uma melhor performance, a LabPub desenvolveu o núcleo de Inteligência Financeira para Editoras, que tem como objetivo lançar produtos e estudos voltados ao mercado editorial de livros. Nesta palestra, André Castro apresenta o núcleo e conceitos básicos para melhorar a performance do seu empreendimento.
Quando? 19/10/2021, às 19h
Quem organiza? LabPub
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever gratuitamente e assistir ao evento



SEMANA DE 11 A 17 DE OUTUBRO

Lançamento do livro 'Entre o mistério e a ignorância'
A psicóloga, física e escritora Beatriz Breves lança o livro Entre o mistério e a ignorância - O Desvendar da Psique Humana. A obra reúne os estudos teóricos e práticos da autora de mais de três décadas sobre a Ciência do Sentir.
Quando? 12/10/2021, às 20h30
Quem organiza? Autora Beatriz Breves
Onde assistir? Zoom, clique aqui - ID 819 6351 6100 - senha 302



SEMANA DE 04 A 10 DE OUTUBRO

Audiolivro: os bastidores da adaptação de 'Parasita', de Arthur Conan Doyle
A plataforma de streaming Tocalivros realiza uma live com a participação do narrador Thiago Ubaldo e o produtor artístico Clayton Heringer sobre os desafios da adaptação da obra Parasita, de Arthur Conan Doyle, para o formato de audiolivro. O bate-papo abordará os bastidores da produção e também haverá espaço para que o público interaja com perguntas.
Quando? 08/10/2021, às 16h
Quem organiza? Tocalivros
Onde assistir? Perfil da Tocalivros no Instagram (@tocalivros)

Lançamento 'Graciliano na terra de Camões'
Ateliê realiza o lançamento de obra que analisa a recepção dos livros de Graciliano Ramos em Portugal. Graciliano na Terra de Camões investiga as diferentes facetas da recepção e da divulgação da obra do autor de Vidas Secas e, por extensão, do romance de 1930 brasileiro, em Portugal ao longo dos anos de 1930, 1940 e 1950. Na live, além do autor, Thiago Mio Salla, haverá a participação de Ieda Lebensztayn, Ricardo Ramos Filho, Luís Bueno e mediação de Luciana A. Marques.
Quando? 07/10/2021, às 20h
Quem organiza? Ateliê Editorial
Onde assistir? Canal da Ateliê Editorial no YouTube

Lançamento do livro 'Criando caso todo dia: o único e original diário da pandemia'
Live de lançamento do livro Criando caso todo dia: o único e original diário da pandemia, de Carlos Schlesinger. No e-book, acompanhamos o escritor enfrentando as desventuras do confinamento e registrando em primeira pessoa - com muito bom humor - suas emoções e tensões, mas também descobertas e reflexões do cotidiano pandêmico. O bate-papo ao vivo conta com a participação especial do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, autor do prefácio.
Quando? 07/10/2021, às 18h
Quem organiza? Carlos Schlesinger
Onde assistir? Instagram do Carlos Schlesinger (@carloschles)



SEMANA DE 27 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO

Tradução de gírias em Harry Potter
Analisando a tradução das gírias de três dos sete volumes que integram a série Harry Potter, em sua tese de doutorado, Tradução de gírias em Harry Potter: um estudo com base em corpus (2014), a pesquisadora Caroline Rauta investigou como essa tradução impactou o registro do texto de chegada. Os resultados de seu trabalho mostram que em 42% das ocorrências as gírias foram mantidas na tradução e em 58% dos casos elas foram padronizadas. Dada a importante contribuição dessa pesquisa não só para os estudos da tradução, como também para aqueles relacionados à mediação editorial, Amanda convida Caroline para uma conversa em que nossa convidada contará as motivações, os desafios e os desdobramentos de seu trabalho.
Quando? 30/09/2021, às 19h30
Quem organiza? Amanda Moura Editorial
Onde assistir? Canal da Amanda Moura no YouTube

Live de apresentação do dossiê digital 'Histórias da nova Holanda'
Live de apresentação do Dossiê Digital Histórias da Nova Holanda, com a presença do prof. Bruno Miranda (UFRPE) e comentários de Maria Eduarda Marques (Diretora-Executiva da FBN) e João Carlos Nara Jr. (CCD-FBN). O Dossiê Digital é resultado de uma cooperação entre a Biblioteca Nacional do Brasil e o Arquivo Municipal de Amsterdã, através do Projeto Resgate Barão do Rio Branco.
Quando? 30/09/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube

Livro-jogo 'Viagem das emoções'
O livro jogo de tabuleiro Viagem das emoções, do time da Box Cambalhota (Adriana Gardel, Carolina Vieira e Valéria Rezende), possui a cocriação das psicólogas Mônica Vagliati e Anne Lacerda e trabalha as habilidades socioemocionais, possibilitando diversas intervenções no contexto familiar, escolar e terapêutico, assim como visa, sobretudo, oferecer às famílias a ludicidade que proporciona momentos de qualidade, aprendizado e diversão, atividades essas que poderão auxiliar pais na criação de vínculos com seus filhos.
Quando? 29/09/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Canal da Literare Books no YouTube

Seminário livro didático digital: O futuro chegou?
A Abrale convida Abralistas e autores não-associados para discutir o livro didático digital em um ciclo on-line. No primeiro dia, Gabriela Dias e Pedro Milliet falam sobre os aspectos técnicos, pedagógicos e o conceito de livro universal. A mediação será feita por Flávio Nigro.
Quando? 28/09/2021, às 17h
Quem organiza? Abrale
Onde assistir? Inscrições pelo e-mail (abrale@gmail.com)

Bienal Mineira do Livro - 'O processo de construção de um livro: da ideia à venda'
O autor Sérgio Giacomelli participa da Bienal Virtual Mineira do Livro. O escritor falará sobre “o processo de construção de um livro: da ideia à venda” junto com a jornalista Bruna Rezende, que vai mediar a conversa. Esse ano o maior evento literário de Minas Gerais será totalmente digital com mais de 60 horas de programação e cerca de 150 convidados, entre eles autores dos mais diversos gêneros e temas sobre o mercado editorial, literatura, cultura e a educação. A Bienal Virtual, que vai até dia 30 setembro.
Quando? 28/09/2021, às 14h
Quem organiza? Bienal Virtual Mineira do Livro
Onde assistir? Site da Bienal Virtual



SEMANA DE 20 A 26 DE SETEMBRO

Canto Quinto, de Dante - A tradução conforme o ritmo
Live da Sala Libretos sobre o livro Dante - Canto Quinto. Participam da conversa, Maria Etelvina e Carlos Frederico Guazzelli, com participação especial de Sílvia Guimaraens e mediação de Rafael Guimaraens.
Quando? 24/09/2021, às 19h
Quem organiza? Libretos Editora
Onde assistir? Página da Libretos no Facebook

Felicidade na prática: conquistas de quem superou a depressão
O psicólogo Nelson Guedes conversará com a escritora Lígia Oizumi que, depois de superar a depressão, criou coragem para deixar o Brasil e viajou pelo mundo realizando seus sonhos. Ela é autora de Felicidade na Prática.
Quando? 22/09/2021, às 19h
Quem organiza? Educathus em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista, Editora Gênio Criador, Victory It’sSeg Company, psicólogo Nelson Guedes e escritora Lígia Oizumi
Onde assistir? Clique aqui

3º Encontro Digital Sabor Literário com participação de Ana Maria Machado
O evento on-line promovido pela Somos Educação contará com a participação especial de Ana Maria Machado, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011-2013) e reconhecida mundialmente por sua contribuição à literatura infantojuvenil. O encontro é gratuito e aberto para todos os públicos. Neste ano em que a convidada completa 80 anos, o evento trará uma conversa sobre sua trajetória e os principais desafios de 50 anos como jornalista, professora, pintora e escritora, além de uma bate-papo sobre a literatura no Brasil. Para mediar o encontro, a Somos Educação convidou Denise Guilherme, Idealizadora da Taba, empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Denise foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019 e é professora do curso de pós-graduação literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
Quando? 22/09/2021, às 19h
Quem organiza? Somos Educação
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Live de lançamento do livro 'Robinson Crusoé e seus amigos'
A Editora 34 realiza uma live de lançamento do novo livro de poemas de Leonardo Gandolfi, Robinson Crusoé e seus amigos. O encontro terá a presença do autor, Bruna Beber, Rafael Zacca, Filipe Manzoni e mediação de Alberto Martins.
Quando? 21/09/2021, às 19h
Quem organiza? Editora 34 e Livraria da Travessa
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube


SEMANA DE 13 A 19 DE SETEMBRO

Processo Artístico e Documentação com Ferramentas Digitais
Gabriel Sanpêra, autor do recente A ossada de um moleque estará compartilhando dicas para escrita a partir de fotos e outros recursos digitais, tal qual seu processo criativo para esse livro e também dicas de ferramentas para apoiar ou mesmo documentar o processo criativo. Com produção da própria editora, as inscrições acontecem até a véspera, pelo site da Oríkì e os compradores do livro possuem desconto na oficina.
Quando? 18/09/2021, às 17h
Quem organiza? Oríkì Editora e Produtora Cultural
Onde assistir? Clique aqui

SM realiza encontro on-line e gratuito com Mario Sergio Cortella
Com o tema Quais os desafios que a Educação Brasileira enfrentará em 2022, a SM Educação promove o Realize 2021, encontro de especialistas com o objetivo de compartilhar experiências por quem pensa e faz a Educação Escolar. A mesa redonda será conduzida por profissionais da própria SM e terá a participação especial do professor, escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella. O evento será totalmente gratuito e on-line. Os participantes que concluírem a jornada de formação receberão Certificação de Extensão Universitária.
Quando? 18/09/2021, às 09h
Quem organiza? SM Educação
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever e assistir

Uma conversa sobre a Política Nacional do Livro e a regulação de preços - PLS do Senado 49/2015
A série de lives da Associação Nacional das Livrarias (ANL) trará a Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto, da Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA) - Depto. de Jornalismo e Editoração (CJE), Prog. de Pós-Grad. em História Econômica – FFLCH; e Bernardo Gurbanov, presidente da ANL, proprietário da Editora e Livraria Letraviva e consultor para o mercado editorial nacional e internacional, para uma conversa sobre a Política Nacional do Livro e a regulação de preços - PLS do Senado 49/2015.
Quando? 17/09/2021, às 16h
Quem organiza? Associação Nacional de Livrarias (ANL)
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)

[22/04/2020 11:40:00]